InícioNotíciasGeralCursos de qualificação para deficientes: inscrições começam na segunda

Cursos de qualificação para deficientes: inscrições começam na segunda

Inscrições são gratuitas e seguem até 25 de maio, no térreo da Prefeitura de Araraquara

 

A partir de segunda-feira (16) uma nova proposta de capacitação para deficientes se estabelece na cidade: a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular – em parceria com o Ceproara – Centro Profissionalizante de Araraquara – disponibiliza 27 cursos para os interessados.

Os cursos serão oferecidos para maiores de 16 anos e as inscrições serão realizadas de 16 a 25 de maio, no térreo da Prefeitura de Araraquara, no guichê 20. O horário de atendimento é das 12h15 às 17h45.

Os interessados devem comparecer à Prefeitura munidos de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, comprovante endereço, laudo médico com descrição (CIF ou CID) e histórico escolar.

A assessora para pessoas com deficiência, Marcinha Lucas, lembra que os interessados que estejam no Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência terão prioridade no acesso às vagas. “Diversas pessoas com deficiência têm alcançado a meta de se colocar atuante no mercado de trabalho local. Empresas e comércios da cidade têm buscado a Assessoria para oferecer boas oportunidades para as pessoas inseridas no Cadastramento Municipal da Pessoa com Deficiência, que é um banco de dados com informações precisas e reais sobre a pessoa com deficiência que mora em Araraquara ou na região. Por isso buscamos qualificar os já inseridos no Cadastro”, explica.

De acordo com a assessora, entre os cursos oferecidos, há alguns bem diferenciados, como os de protético, bombeiro civil, segurança no trabalho, auto cad. “É bastante interessante vermos estes cursos sendo oferecidos aos deficientes, pois na maioria das vezes, os cursos são limitados a trabalho de almoxarife ou escritório”.

Os cursos oferecidos são os seguintes: Almoxarife & Logística, Auto CAD, Eletricidade Básica, Inventor, Leitura e Interpretação de Desenho, Metrologia (Controle de Medidas), Solda Industrial, Bombeiro Civil, Brigada de Incêndio, Espaço Confinado, Gestão e Supervisão em Altura, Instrutor de Trabalho Em Altura Nr 1017, Operador de Empilhadeira, Operador de Guindaste, Operador de Guindauto “Munk” 20, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Ponte Rolante, Resgate em Altura, Salva Vidas de Piscina, Trabalho em Altura, Contabilidade, Departamento Pessoal, Escrita Fiscal, Libras, Técnico em Prótese Dentária e Técnico de Segurança do Trabalho.

 

Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência 

A assessora conta que o cadastramento está em atividade, disponível para quaisquer interessados. “O cadastro pode ser preenchido nos Postos de Saúde, na Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência (térreo da Prefeitura), nas UPAs e também pelo site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br)”, explica.

Marcinha lembra que a Lei de Cotas Trabalhistas (nº 8.213/91) é o principal instrumento para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para auxiliar as empresas a cumprir seu papel social, a Assessoria oferece currículos de adultos e jovens com deficiência intelectual, física, auditiva e visual para aprendizagem ou emprego efetivo em empresas que buscam candidatos.

A oportunidade é uma excelente forma de mostrar competência para desenvolver atividades – como qualquer outro profissional – dentro de uma empresa, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam oferecidas condições de acessibilidade ou recursos para esse fim. “Este é um exercício de responsabilidade social; além disto, sabemos que muitos profissionais compensam deficiências como uma alta aptidão para a execução de determinadas tarefas”, aponta.

Vale lembrar que, por meio do Cadastramento Municipal da Pessoa com Deficiência, são reconhecidas as diversas dificuldades enfrentadas por esta população, a fim de traçar projetos e ações voltados para cada tipo de deficiência e, conseqüentemente, melhorando os atendimentos.

Para se cadastrar, a pessoa com deficiência deve apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, cartão SUS, comprovante de endereço, comprovante de renda e laudo médico com CID.

A Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência atende no térreo da Prefeitura de Araraquara (nos guichês 19 e 20), localizada à Rua São Bento, nº 840, no Centro de Araraquara.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas