Na manhã desta quarta-feira (19), um funcionário do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) foi agredido durante o serviço de corte no fornecimento em um estabelecimento comercial na Avenida Cientista Frederico de Marco, na Vila Xavier, em Araraquara (leia mais).
Apesar da situação inusitada, que envolveu uma agressão, casos assim não são raros em Araraquara. Dados atualizados da autarquia apontam que, em maio deste ano, havia 151.963 ligações cadastradas no sistema da autarquia. No mesmo período, foram 47.014 notificações, encaminhadas via fatura, sobre o corte no fornecimento de água, e mais 885 por SMS.
Em relação ao número de cortes, são realizados, em média cerca de 90 casos diários, ou 1500 casos por mês, sendo que o serviço é efetuado de segunda a quinta-feira, ou seja, aproximadamente 16 dias úteis no mês.
Das notificações por atraso, boa parte resulta em acordo. Considerando ainda o mês de maio deste ano, foram 1.120 acordo, média de 56 diários, já que o atendimento acontece apenas em dias úteis.
De acordo com o Daae, o corte do fornecimento de água é sistematizado, abrangendo todo o município de Araraquara, Bueno de Andrada e Assentamento Bela Vista. Por esse motivo, a execução do serviço é realizada em cicios periódicos.