Depois do acidente que matou três pessoas em um reservatório do Daae, em frente ao SESI, na Vila Xavier, em Araraquara, no final de 2015, o risco de novos acidentes preocupa famílias que residem próximos aos poços do Departamento Autônomo de Água e Esgoto.
Após a reclamação feita por moradores ao Jornal da Morada, o departamento reconheceu problemas em pelo menos duas unidades. No reservatório ETA Paiol, a situação era de baixa complexidade e já foi normalizada. “Foi constatado transbordamento de água pelo extravasor. O extravasamento foi provocado pela paralisação do conjunto moto bomba, que encontrava-se com problemas mecânicos. O conjunto foi reparado na segunda-feira (27 de março)”, diz nota publicada pela autarquia.
No caso de reservatório da Vila Xavier, o vazamento é provocado por fissura. O reparo será feito por uma empresa especializada. “Há pequenas fissuras por onde ocorrem pequenos vazamentos. O Daae deu início ao processo de licitação para contratação de empresa especializada para tamponamento das fissuras existentes”, completa a nota.
O departamento explica ainda que há outro processo de licitação sendo elaborado para contratação de empresa especializada para elaboração de laudo técnico estrutural dos reservatórios de abastecimento público de água. O objetivo é avaliar as reais condições de funcionamento e estabelecer prioridades para reparos, recuperação e impermeabilização dos mesmos.