A partir de segunda-feira, dia 21, o comércio de Araraquara, bares e restaurantes passam a funcionar com horário reduzido. As mudanças publicadas na manhã de sábado, dia 19, em decreto municipal que trata das medidas de enfrentamento à pandemia são simples, porém, podem significar menos vendas, dependendo do segmento.
novas regras estabelecem que os estabelecimentos que fornecem alimentos para consumo presencial e imediato deverão encerrar as atividades às 22h. A permissão anterior seria até às 2h da madrugada. Já quanto a capacidade de público, ficou determinado em 40% da lotação total e mantendo uma distância de 2 metros entre os consumidores.
O comércio de rua pode funcionar até às 22h, entretanto, não tem permissão para abrir as portas antes das 10h da manhã, ou seja, não está autorizado o atendimento com mais de 12 horas. Dentre as mudanças também está a redução da jornada do comércio, que poderá encerrar as atividades às 22h, de segunda à sexta. Shoppings também devem baixar as portas às 22h, uma hora a menos do permitido antes do novo decerto.
Sobre bebida alcoólica, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira, dia 17, manter o decreto de João Doria (PSDB) que proíbe a venda após às 20h. A decisão do presidente do STF, Luiz Fux, atende a um pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que argumentou que a suspensão da venda de álcool visa coibir aglomerações e conter a alta nos casos de coronavírus em todo o Estado.