Os números atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, nesta segunda-feira, dia 11, mostram a dengue segue atacando no município, que confirmou 2.790 casos neste ano de 2019. Até a sexta-feira, dia 1, os dados oficiais apontavam 2.262 casos.
As novas 528 confirmações em 10 dias revelam que as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, desenvolvidas pela Prefeitura com mutirões desde o início de fevereiro, não estão sendo suficientes reduzir a média de infecções da doença.
No sábado (09) as equipes da Vigilância Epidemiológica realizaram o Mutirão Contra Dengue nas regiões do Jardim Universal e Vale do Sol e recolheram cerca de 14 toneladas de inservíveis e materiais que podem significar acúmulo de água e criadouro do mosquito da dengue.
Na manhã desta segunda-feira, em entrevista ao Jornal da Morada (AM/FM), a secretária de Saúde do Município, Eliana Honain, disse que, além dos casos confirmados e divulgados, a equipe médica do setor público analisa mais 5 mil fichas de pacientes que procuraram atendimento com suspeita de dengue.
Denúncias
Denúncias de imóveis abandonados também podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-7740440, ou através do Whatsapp da Prefeitura – (16) 99760-1190. Moradores que não permanecem em casa para receber as equipes podem agendar uma visita pelo telefone da ouvidoria.
Ações de bloqueio e mutirões não conseguiram reduzir os números de casos de dengue