O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), foi confirmado na equipe de transição. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (14) pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena os trabalhos por parte do presidente eleito, Lula (PT).
Edinho Silva, que coordenou a comunicação da campanha do ex-presidente Lula, também é cotado para assumir um cargo de destaque no próximo governo. No segundo mandato da ex-presidente Dilma Roussef, o petista foi o responsável pela secretaria de Comunicação Social. Em 2016, elegeu-se pela terceira vez como chefe do Executivo de Araraquara, cargo para o qual ainda seria reconduzido em 2020, sendo o único político a assumir a função em quatro oportunidades.
Na equipe de transição, Edinho Silva participará do grupo temático na área de Esportes. Ao todo, foram anunciados nove nomes do grupo temático que atuará no mapeamento da área e organizará as diretrizes iniciais do governo Lula, a partir de 1º de janeiro.
A participação na equipe não define necessariamente uma função para um futuro ministério. Além de Edinho Silva, foram anunciados os nomes da ex-vice prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e José Luiz Ferrarezi, ex-vereador de São Bernardo do Campo, ao lado de nomes diretamente relacionados ao esporte, como o ex-jogador Raí e outros ex-atletas como Ana Mozer, Isabel Salgado, Marta Sobral, Mizael Conrado e Verônica Hipólito.