As mais recentes especulações em relação às nomeações para a Esplanada dos ministérios do futuro governo indicam que o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), deverá concluir o mandato de prefeito de Araraquara até 2024. No município em que se projetou politicamente, Edinho exerce ocupa o Poder Executivo pela quarta vez.
O petista coordenou a comunicação durante a campanha vitoriosa do Luiz Inácio Lula da Silva. Como já havia comandado a Secretaria de Comunicação, órgão com status de ministério, durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma, Edinho foi cotado como ministeriável.
A novela chegará ao final nos próximos dias, já que a expectativa é que Lula defina os integrantes do primeiro escalão antes da posse, que vai ocorrer no próximo dia 1 de janeiro. Entretanto, as duas pastas cogitadas para o político de Araraquara já estariam com titulares definidos: a ex-atleta Ana Moser deverá assumir o Esporte, enquanto o deputado do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT), será o titular da Secom.
Edinho Silva, inclusive, já teria comunicado os auxiliares mais próximos que permanecerá em Araraquara e cumprirá o mandato até dezembro de 2024, mas antes de se pronunciar oficialmente, teria uma conversa definitiva com o presidente Lula.
Confira a análise feita pela equipe do Jornal da Morada: