Na noite de sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Araraquara realizou uma sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito à professora Cristiane Pereira de Souza Francisco. Cristiane recebeu, em 2017, o prêmio "Educador Nota 10" das fundações Roberto Marinho e Victor Civita.
"O que move a Cristiane é seu compromisso com o processo educacional. Cada aluno tem a sua história de vida e sua realidade. Felizes são os alunos da escola do Jardim Pinheiros por terem uma educadora como ela, uma pessoa diferente, notável. Fiquei muito feliz de ter conhecido a Cristiane. Sua dedicação e história de superação tornam esse Diploma de Honra ao Mérito muito justo", disse o prefeito Edinho Silva, presente na cerimônia.
A autora da homenagem, vereadora Thainara Faria (PT), elogiou a garra e a dedicação da professora. "A Cristiane trabalhou de acordo com os costumes da comunidade, resgatando a história das brincadeiras que foram esquecidas. Além de ser um grande exemplo como munícipe, é um exemplo para o corpo de professores e uma motivação para os alunos, que têm você como um espelho", declarou.
Em sua fala, Cristiane agradeceu a alunos, professores, equipe de sua escola (EE Antônio de Oliveira Bueno Filho), amigos e familiares. "Não posso acreditar em uma Educação singular, que sou uma exceção. Acredito que, assim como na minha escola tem excelentes professores, em outras escolas também têm", disse. "Toda oportunidade que a gente pode agarrar, a gente tem que agarrar. Conhecimento nunca é demais e nós nunca vamos saber tudo", concluiu Cristiane.
Biografia
Cristiane é professora da rede estadual de ensino na EE Antônio de Oliveira Bueno Filho, no Jardim Pinheiros. Ela leciona para alunos do Ensino Fundamental (de 1ª a 5ª série) há dez anos e, no segundo semestre de 2016, decidiu implementar uma alteração em seu método de ensino com o projeto "Bolinhas de gude: descobrindo outras formas de ensinar, aprendendo outros jeitos de aprender", o que gerou uma grande mudança em sua vida pessoa e profissional no ano de 2017.
O projeto foi desenvolvido a partir da entrega de bolinhas de gude para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para que as crianças brincassem livremente, sem regras ou intervenções. A partir disso, foi possível trabalhar a socialização dos estudantes e estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças.
O trabalho bem desempenhado por ela resultou na premiação entre os melhores professores do ano reconhecidos pelo Prêmio Educador Nota 10, na sua 20ª edição, promovido pelas fundações Victor Civita e Roberto Marinho.