InícioCidadesCidadeEleições 2024: presença feminina nas candidaturas ao Executivo pode atingir marca inédita...

Eleições 2024: presença feminina nas candidaturas ao Executivo pode atingir marca inédita em Araraquara

Até o momento, há pelo menos duas pré-candidatas ao cargo de prefeita; outras duas mulheres podem compor como candidatas à vice

As eleições de 2024 poderão registrar uma marca inédita na política de Araraquara com participação recorde de mulheres nas chapas majoritárias, que disputam o Poder Executivo.

Até o momento, os partidos e futuras coligações sinalização duas pré-candidatas à prefeita e outras duas pré-candidatas à vice.

A ex-secretária da saúde de Araraquara, Eliana Honain, será o nome do PT para concorrer à sucessão de Edinho Silva. Sua saída da pasta, no último dia 4 de junho, dentro do prazo previsto pela legislação eleitoral, praticamente selou o nome de Honain na disputa, com apoio do MDB (que indicou Delorges Mano como pré-candidato a vice), PP, PC do B, Rede, entre outras legendas.

Edna Martins, que já disputou a prefeitura de Araraquara em 2008 e 2016, também é pré-candidata ao cargo pelo PSDB. O partido, no entanto, ainda discute internamente a viabilidade da candidatura.

A presença feminina é dada como certa em outras duas chapas. Pedro Tedde, do Novo, anunciou o nome da empresária Anna Paula Nunes como pré-candidata à vice, pelo mesmo partido. Já o ex-vereador Dr. Lapena, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020, definiu a enfermeira Meire Laurindo, do Republicanos, como pré-candidata à vice.

Presença feminina em eleições recentes

2008 – Edna Martins, que na ocasião era presidente da Câmara de Araraquara e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), disputou a prefeitura de Araraquara. Marcelo Barbieri (MDB) saiu vitorioso após três tentativas anteriores.

2012 – O PT tentou voltar ao comando da prefeitura de Araraquara novamente com uma mulher à frente da coligação. Márcia Lia, vereadora entre 2009 e 2012, disputou o cargo pela primeira vez. Derrotada por Marcelo Barbieri (MDB), ela seria eleita deputada estadual em 2014 e reeleita em 2018 e 2022. As eleições de 2012 tiveram ainda a participação de uma mulher em outra chapa derrotada. Valter Merlos, então vice prefeito que havia rompido com Barbieri, tentou chegar ao cargo pelo PSD e teve Rosana como companheira de chapa.

2016 – Edna Martins, já filiada ao PSDB, voltou a disputar o cargo de prefeita de Araraquara. Ela terminou a disputa na segunda colocação, atrás de Edinho Silva (PT), que se elegeu para um terceiro mandato na cidade. Na ocasião, o candidato Célio Peliciari, do PSOL, teve Talissa Generoso como candidata à vice.

2020 – As eleições municipais de 2020, Araraquara não teve nenhum candidatura feminina ao Executivo. Foram nove candidatos à prefeito e outros nove nomes masculinos compondo as chapas como candidatos à vice prefeito. A disputa marcou a reeleição de Edinho Silva (PT) para o quarto mandato à frente do Executivo local.

Luis Antônio

Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1

Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas

Mais lidas