A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), esteve nesta quinta-feira (13), em Araraquara. Ela participou, no início da tarde, da aula magna do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, campus de Araraquara, e, posteriormente, falou sobre reforma tributária no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR).
Tebet foi recebida pelo prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), que enalteceu o papel que a ex-senadora desempenhou nas eleições de 2022, quando disputou a presidência da República, e o compromisso com o atual governo do presidente Lula, numa pasta da área econômica recriada pela nova gestão.
Na FCL, a ministra falou menos sobre assuntos técnicos e focou em sua trajetória política, que começou no estado do Mato Grosso do Sul, onde foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, vice-governadora e Senadora. Defendeu mecanismos que assegurem uma maior participação das mulheres na política, relembrou sua atuação na CPI da Covid, quando denunciou a tentativa de compra de vacinas com suspeita de irregulares.
Tebet confirmou que o texto final do novo arcabouço fiscal será apresentado na semana que vem, após ampla discussão com o governo, o Congresso e a sociedade. A ministra fez uma defesa enfática da reforma tributária que, segundo ela, é um dos instrumentos mais importantes para a redução das desigualdades e a retomada do crescimento econômico.
O tema da reforma tributária também foi o foco da fala da ministra no CEAR, na segunda agenda do dia em Araraquara. Novamente acompanhada pelo prefeito Edinho Silva, Tebet foi recebida por prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região.
Essa foi a primeira visita de Simone Tebet como ministra em Araraquara. No ano passado, ela esteve na cidade como candidata à presidência da República, quando foi recepcionada por lideranças do MDB e fez uma breve caminhada pelo centro da cidade.