Os antigos e tradicionais orelhões laranjas, da TELESP (Telecomunicações de São Paulo), estão de volta às ruas. Isto está acontecendo na "capital do bichinho de pelúcia", ou seja, em Tabatinga-SP.
Como forma de estimular os moradores a opinarem sobre a aplicação do orçamento municipal, a Prefeitura resolveu realizar uma ampla consulta popular, utilizando os orelhões com tecnologia embarcada.
Uma empresa de comunicação adquiriu e recuperou nada menos do que 50 carcaças desses orelhões, que tanta utilidade tiveram por mais de três décadas no País.
No lugar do aparelho de telefone, foram instalados tablets com uma plataforma de dados incorporada, e a partir de um questionário desenvolvido pela equipe técnica da Prefeitura de Tabatinga, a empresa coleta a participação da população local.
Espalhados pelos quatro cantos do município, o equipamento caiu no gosto dos moradores. Os orelhões atraíram a população, que participa, registra sua opinião, e, depois, acaba fazendo fotos e selfies nos equipamentos.
Os orelhões ficarão em Tabatinga até o próximo dia 23 de agosto. As opiniões lançadas no sistema, com tabulação em tempo real, serão, num segundo momento, sistematizadas em um banco de dados, o que irá permitir o cruzamento das informações por sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar e bairro de moradia, tudo atrelado ao perfil do cidadão que opinou.
Fonte: Fala Cidade News Nova Europa