A Associação Aquática Paulista, organizadora do maior circuito de águas abertas do Brasil, realizou no último final de semana de novembro dois eventos nas praias de Ilhabela.
No sábado, com a participação de onze equipes, duas delas norte-americanas, o desafio foi a travessia de Caraguatatuba-Ilhabela, num percurso aproximado de 25 quilômetros. A equipe Apanara A com Cleo, Mário, Luiz e Luana completou a prova com 6 horas e 54 minutos conquistando a 5ª colocação; três horas depois completou a Apanara B com Rodrigo, Geórgia, Mônica e Marco.
No domingo, na Praia Grande em Ilhabela, foi disputada a décima e última etapa do Circuito Paulista. Luana Cavinatti foi ao pódio com a 5ª colocação geral na prova longa; Marco foi o sétimo na prova média e Mônica a quinta na prova curta, colocações que garantiram posição entre os cinco primeiros no ranking estadual e premiação no final da temporada. O juvenil João Pedro Passanante venceu em sua categoria na prova média, sendo o terceiro no geral.
Fechando com chave de ouro a temporada, Francisco Affonso, Geórgia Affonso e Mário José Pinto foram campeões nas provas curta e média. Com estes resultados, Francisco, que é filho do treinador, conquistou seu primeiro título estadual; Geórgia, que é esposa do técnico, conseguiu seu terceiro título, e Mário José Pinto, que compete em maratonas aquáticas desde 1991, trouxe para nossa cidade seu 13º título estadual.