Vanessa Cristina Caiano de Santana, diretora da EMD, falou sobre o propósito do trabalho oferecido. "Com almoço e banho, os alunos conseguem ir para a escola de ensino regular no período oposto sem ter que fazer o trajeto antes para casa. Ganham tempo e qualidade de vida", apontou.
A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou a importância dos novos serviços disponibilizados. "A reestruturação da escola responde à demanda da comunidade escolar e visa adequar o atendimento à rotina das famílias, das crianças e dos adolescentes que permanecem na escola ao longo de seis anos de formação", explicou.
A unidade atende 123 alunos remanescentes e mais 86 novos integrantes que iniciaram suas atividades nesta quarta. A EMD conta também com 30 funcionários, entre professores, agentes educacionais, sociais, operacionais e administrativos, entre outros, e recebe alunos matriculados no quinto e sexto ano do ensino fundamental para acesso ao primeiro ano da EMD e alunos do quarto ano para vagas remanescentes no segundo ano da EMD.
Criada em 2002 e inaugurada em 2003, a EMD é uma política pública educacional de democratização e acesso à dança e linguagens afins com atividades oferecidas no período de contraturno ao Ensino Fundamental. As linguagens disponibilizadas são: Dança Contemporânea, Balé, Capoeira, Teatro, Sapateado, Música, Danças Urbanas, Orientação de Estudos e Pesquisa, Audiovisual e Artes Visuais. Para o ano letivo de 2022, as inscrições foram encerradas em 25 de março. A EMD fica na Avenida Vicente Jerônimo Freire, 12, na Vila Xavier. O telefone é o 3301-1929.