De fevereiro a novembro de 2017, o programa das Escolinhas de Esportes mais que dobrou o número de crianças e adolescentes de ambos os sexos (entre 6 e 16 anos) atendidos em diversos bairros de Araraquara, conforme balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
O projeto, que teve a renovação do convênio entre o município e a Unimed Araraquara assinada pelo prefeito Edinho em fevereiro, começou com 3.220 participantes. Já em novembro, fechou o ano atendendo a 6.931 crianças e adolescentes da cidade.
Nesse período, o Escolinhas de Esportes contabilizava, no início, 45 pontos em 34 bairros oferecendo 14 modalidades. No final do ano, o número de pontos subiu para 58 e o de bairros para 39, num total de 16 modalidades.
Já na solenidade de renovação do convênio (que será novamente renovado este ano), o prefeito Edinho ressaltava a necessidade de ampliação do programa. “Não tenho dúvidas que, Escolinhas de Esportes significam menos crianças nas drogas, menos adolescentes na Fundação Casa e uma cidade menos violenta”, enfatizou.
Na ocasião, Edinho ainda ressaltou a importância das parcerias com a iniciativa privada, como Unimed e o Sesi (Serviço Social da Indústria). E lembrou que os jovens formados pelas escolinhas poderão reforçar as equipes de competição de Araraquara.
Novos talentos
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, no início do ano passado o programa estava meio decadente, sem estrutura e com profissionais desmotivados. “Com uma grande reformulada e várias entidades parceiras, o programa foi crescendo a cada mês em número de crianças e adolescentes”, ressaltou.
Além do caráter social, de atender aos alunos no horário inverso ao da escola, o programa também pode revelar talentos para o esporte da cidade. “Se alguma criança ou adolescente se destacar, pode ser galgado às competições das nossas modalidades”, ressaltou Dicão.
No total, são oferecidas as seguintes modalidades nas Escolinhas de Esportes: atletismo, basquete, futebol, futebol feminino, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, kick boxing, natação, taekendo, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei e xadrez. Vale destacar que as modalidades kick boxing e xadrez foram acrescentadas em 2017.
Mais informações sobre as inscrições no projeto podem ser obtidas pelo telefone 3303-2702 (falar com Roseli ou Célia) ou na Secretaria de Esportes e Lazer, que fica no Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, na Fonte Luminosa. O horário de atendimento é das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30.