Após uma temporada de muitas conquistas em 2018, como o titulo dos Jogos Regionais de Matão, em julho, e o histórico 8º lugar nos Jogos Abertos do Interior de São Carlos, em novembro, entre outros bons resultados coletivos e individuais, a meta de Araraquara é continuar crescendo no esporte amador este ano.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pretende ampliar os projetos das Escolinhas de Esportes e continuar as obras de reformas em espaços públicos da cidade, como campos de futebol e áreas de lazer, utilizados pela população.
"Em 2019, temos que manter a trajetória de crescimento como foi em 2018. Queremos que este ano também seja de muitas realizações e conquistas", afirma o secretário de Esportes e Lazer, Everson Inforsato, o Dicão.
De acordo com o secretário, mesmo com as limitações financeiras provocadas pela crise econômica do País, a meta é continuar trabalhando forte no setor.
"Uma das nossas propostas é recuperar os espaços públicos que estavam praticamente abandonados pelo poder público, como campos de futebol e áreas de lazer. Desde o ano passado, começamos a trabalhar nessa recuperação", ressalta.
Interação
O secretário enfatiza ser preciso estabelecer uma parceria entre comunidade e poder público para que estes espaços sejam cuidados e preservados, após a recuperação.
"Pretendemos ampliar os projetos Escolinhas de Esportes, hoje com quase 7 mil crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade inscritos, oferecendo um atendimento com mais qualidade ainda".
Conforme acrescenta Dicão, embora um dos objetivos seja conquistar, de novo, o titulo dos Jogos Regionais e melhorar ainda mais a classificação nos Jogos Abertos do Interior, o trabalho também visa que cada modalidade tenha sua categoria de base fortalecida.
"Até para que revelemos novos atletas e façamos com que o esporte amador de Araraquara seja referência no Estado de São Paulo, como sempre foi, e com atletas somente do município".
O secretário cita como mais um bom exemplo em 2018 a realização do concurso público e contratação de monitores para ampliar o atendimento nas Escolinhas de Esportes e fortalecer as equipes de competição.
Outro fator positivo foi o fortalecimento do Campeonato de Futebol Amador de Araraquara, o 'Amadorzão', "que teve mais organização e qualidade", conforme resume.
Ampliação
Vale destacar que no ano passado houve um crescimento de cerca de 30% nos projetos das Escolinhas de Esportes em comparação a 2017, que terminou com pouco mais de 5 mil inscritos. E também cresceu a oferta de modalidades esportivas – de 15 para 21 -, em 54 pontos de 41 bairros da cidade e nos assentamentos rurais.
Além da inclusão social, este projeto oferece a perspectiva para que o aluno que tenha potencial e foco se transforme num atleta profissional.
Dicão reitera que existe um decreto municipal visando oferecer melhores condições para que os atletas da cidade possam se preparar melhor e disputar as competições em alto nível.
"Tudo isso acontece graças aos esforços do prefeito Edinho e da competência e garra das equipes de esportes da cidade e seus corpos técnicos", ressalta.