A elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, que está em fase final de elaboração, deverá ser apresentado nas próximas semanas. O estudo é realizado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI – UFSCar), que realizará a terceira audiência pública sobre o tema ainda neste mês.
De acordo com a Coordenadoria de Mobilidade Urbana de Araraquara, o Plano envolveu pesquisas sobre o deslocamento das pessoas no município, e contagens dos veículos, proporcionando conhecimento sobre as condições de mobilidade da cidade.
O setor acrescentou que a apresentação das propostas deverá ser entregue até o final de junho deste ano, juntamente com a conclusão do Plano. A Coordenadoria também informou que estão previstas adequações nas vias coletoras de Araraquara, dentre elas a Avenida Francisco Vaz Filho.
Diante da tendência de crescimento da região e da implantação de novos conjuntos habitacionais, o setor concordou com a aplicação de uma medida de proibição de estacionamento na via em questão, visando a melhorar as condições de fluidez do tráfego.
As informações constam na resposta a um requerimento, feito pelo vereador Rafael De Angeli (PSDB), em que o parlamentar questiona sobre alternativas para o tráfego naquela região, lembrando o caso da Alameda Paulista, onde as vagas de estacionamento também foram retiradas e reimplantadas, em quarenta e cinco graus, nas ruas transversais. "É ótimo saber que a Prefeitura tem se preocupado com o deslocamento de pessoas e veículos na cidade, o que facilita a vida de todos, ajudando no comércio, na economia, na diminuição de acidentes e coopera para uma cidade mais harmônica e boa para viver. No caso da Vaz Filho, é importante proibir o estacionamento durante o dia, para melhorar o trânsito na região, pois à noite os usuários dos estabelecimentos alimentícios se sentem mais seguros estacionando na própria avenida. No período noturno, o comércio não funciona, reduzindo o tráfego no local", explicou Angeli.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto: