Quando o Jornal da Morada foi ao ar pela primeira vez, em 1983, o jornalista José Carlos Magdalena lançou o programa que mudaria definitivamente a história do rádio em Araraquara. Após alguns anos dedicados exclusivamente à mídia impressa, Magdalena emplacou um estilo próprio de informar, marcado pelas opiniões contundentes, conexão com a cidade e região e um carisma que garantiria liderança em audiência até hoje.
No último sábado, 17 de junho, a equipe de jornalismo da Morada FM recebeu amigos, parceiros e autoridades para um café-da-manhã, realizado no Na Fazenda Restaurante. O evento faz parte do calendário de ações que marcam as quatro décadas de liderança em audiência e contou com a presença dos integrantes do programa e do Grupo Roberto Montoro. Bruno Benedetti, diretor-executivo do grupo, destacou o compromisso da emissora com a produção de informação e a credibilidade do Jornal da Morada enquanto ferramenta de interação com a cidade e a região de Araraquara.
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, também participou do encontro e enalteceu o jornalismo praticado pelo programa. “Sou muito grato em poder ter sido prefeito contemporâneo deste jornal que, sem deixar de fazer as necessárias críticas, contribuiu para a formação cidadã, noticiando o cotidiano e os fatos públicos da cidade e região, um jornalismo de muita autenticidade”, afirmou. Também estiveram presentes Damiano Neto, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Araraquara; Priscila Luiz, secretária de Comunicação da Prefeitura de Araraquara; Paulo Landim, presidente da Câmara de Araraquara; Roberto Massafera, ex-deputado estadual, e Dimas Ramalho, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Bastante emocionado, Magdalena agradeceu ao Grupo Roberto Montoro pela defesa incondicional do Jornal da Morada. “Um jornalismo crítico, imparcial e com vocação ao debate plural como é o nosso programa é a marca do compromisso da emissora com a democracia e com os interesses da coletividade”, destacou o jornalista. Magdalena também dedicou o sucesso do programa à todos os profissionais que compuseram a equipe em todos os departamentos ao longo de todo esse tempo. “Seria muito injusto citar nomes, porque são muitos profissionais e cada um contribuiu com muito trabalho e competência. Lembro com saudosa memória também daqueles que já partiram, como o querido Alvinho Taniguti, Jair Motuca, Baby Soares, Fábio ‘Tocha’ e Flávio Darini”, lembrou. Magdalena também agradeceu às empresas parceiras do programa, que têm o Jornal da Morada como aliado na divulgação de produtos e serviços para um grande público regional, e às sucessivas gerações de ouvintes. “Tem muita gente que me encontra na rua e conta que começou ouvindo o programa por causa do pai, no carro, à caminho da escola. Aprendeu a gostar e segue hoje, quarenta anos depois, consumindo informação por meio das nossas vozes”, destacou.
Jornal da Morada
Ao longo de 40 anos, o programa privilegiou a interação com a audiência, que se informa sobre os fatos e se atualiza por meio de um time de repórteres e comentaristas. Atualmente, além da transmissão pelos 98,1 da Morada FM, o Jornal da Morada também alcança o universo digital, por meio das transmissões ao vivo pela internet, alicerçados pela cobertura do Portal Morada, e as telas da TV Morada, no fim de tarde, com o programa Painel Paulista.
Desde a sua criação, o Jornal da Morada acompanhou o crescimento de Araraquara e região e as mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Tudo o que aconteceu foi repercutido pelos microfones da Morada. Pelo famoso “mesão” passaram personalidades do mundo artístico e político, pessoas do povo e celebridades. De Jânio Quadros à Lula, de Dilma à Temer, todos os governadores do estado de São Paulo desde os anos 80, ministros de Estado e artistas icônicos como Plínio Marcos, Milton Nascimento e Caetano Veloso.
A equipe
O Jornal da Morada é liderado pelo jornalista José Carlos Magdalena, que também é escritor e lançou livros como Um Século de Silêncio, A Bandoleira (Prêmio Biblioteca Nacional) e O Pouso da Nave Louca. O programa conta, atualmente, com o jornalista Luís Antônio, formado em Letras e Ciências Sociais; Chico Lourenço, radialista e jornalista; Fernando Ferreira, que além de jornalista é professor de Língua Portuguesa e Inglês na rede de ensino; e Ernesto Lopes, administrador de empresas e comentarista do Jornal da Morada. Marcelo Bonholi é jornalista e repórter da editoria de polícia.
Para conferir mais fotos do evento, acesse o Portal Morada pelo facebook ou instagram.