Uma grande explosão em um posto de combustível, às margens da rodovia Washington Luís, no Km 175 em Rio Claro, deixou 17 pessoas feridas, sendo duas em estado gravíssimo. O Corpo de Bombeiros atualizou o número de feridos no final da noite desta quarta-feira (30).
Em nota, a empresa que administra o posto relatou que o local tem 28 funcionários, divididos em 3 turnos. No local também funcionava um restaurante onde os funcionários conseguiram sair com apenas algumas escoriações.
A explosão aconteceu por volta das 19h quarta-feira, depois que três caminhões que estavam no local pegaram fogo, um deles com produtos químicos, causando várias explosões e uma explosão de grande porte que espalhou chamas por diversos pontos do local. As chamas não chegaram a atingir as bombas do posto, o que desmente a informação de que o posto havia explodido. A maior explosão provocou uma cratera de 6 metros de largura no pátio de descanso dos caminhoneiros.
Em um trabalho conjunto entre a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, com apoio de equipes de toda a região, o local foi isolado e as equipes trabalharam para evitar novas explosões.
Ambulâncias de socorro de urgência foram acionadas para o local e a prefeitura lançou um comunicado para a população evitar a procura desnecessária de atendimento médico, pois o foco era o atendimento as vítimas.
Diversos vídeos foram postados nas redes sociais e além da explosão que foi ouvida por toda cidade, o choque causou danos em algumas casas da região.
Nesta quinta-feira (01), Secretaria concedeu esta nota ao jornal JORNAL CIDADE DE RIO CLARO, atualizando o quadro de saúde dos socorridos:
“A Secretaria de Saúde de Rio Claro informa que na explosão registrada em posto de combustíveis na noite de quarta-feira (30) não houve óbito no local. Todas as vítimas foram socorridas com vida, sendo duas em estado grave. Ao todo foram atendidos 21 feridos.
Já na quarta-feira (30), oito vítimas foram encaminhadas para atendimento em Ipeúna, município vizinho a Rio Claro, sendo que sete foram atendidas pelo Samu. Na UPA da Avenida 29 foram atendidos sete feridos, sendo que três foram levados pelo Samu e quatro procuraram o atendimento por meios próprios. Cinco destes pacientes da UPA 29 foram liberados até esta manhã. Ao Pronto-Socorro municipal (PSMI), que fica ao lado da Santa Casa, foram encaminhados seis pacientes, sendo que dois estavam em estado grave e foram transferidos para a Santa Casa.
Um dos dois feridos, em estado grave, sofreu amputação de membros, e faleceu por volta das 4 horas desta quinta-feira (1) na Santa Casa. Outros três que foram atendidos no PSMI tiveram alta, um continua internado na Santa Casa e um está em observação para avaliação oftalmológica”.
O caminhoneiro Jovino Rocha de Andrade, de 51 anos, foi uma das vítimas socorridas em estado grave e que teve a morte confirmada pela Santa Casa às 4h10 desta quinta-feira.
(Atualizado às 19h32 – 01/07)