O Carnaval da Paz e Cidadania 2018 – além de blocos, trio e Carnaval de Praia – também traz exposições sobre a festa mais popular do país. Até o dia 28 de fevereiro, o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria apresenta "Todos podem ser Clovis Bornay", enquanto o MIS- Museu de Imagem e do Som José Tescari apresenta "Carnaval: História, Música e Alteridade". As exposições, com realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, têm entrada gratuita.
As exposições propõem uma reflexão sobre o conceito de "alteridade" que é o fio condutor deste trimestre na Rede de Museus de Araraquara, trazendo a busca de si mesmo através do outro. Esse pensamento vem à luz na própria dualidade carnavalesca que opõe a parte ao todo, a identidade à diferença, a fantasia ao concreto e real, já que "alteridade" se define como o "caráter ou estado do que é diferente; que é outro; que se opõe à identidade… Circunstância, condição ou característica que se desenvolve por relações de diferença, de contraste".
No Museu Voluntários da Pátria, itens carnavalescos fazem uma homenagem e um convite: "Todos podem ser Clovis Bornay". Apesar de ser museólogo de profissão, Bornay ficou famoso como carnavalesco, já que introduziu inovações como a figura do destaque – uma pessoa luxuosamente fantasiada sendo conduzida do alto de um carro alegórico. Os participantes da exposição podem utilizar os itens disponíveis e fazer registros fotográficos e, assim, "todos podem ser Clovis Bornay".
Já no MIS, a exposição "Carnaval: História, Música e Alteridade" apresenta registros fotográficos e musicais que contextualizam a história do carnaval brasileiro e de Araraquara.
Os horários de visitação da exposição são: no Museu Voluntários da Pátria, de segunda à sexta-feira, das 9h as 17h30, e aos sábados das 9h30 às 12h; já no Museu da Imagem e do Som é de segunda a sexta, das 12h às 20h. Mais informações pelos fones: (16) 3322-9708 (MIS) e (16) 3322-4887 (Museu Voluntários da Pátria).
Serviço:
Carnaval da Paz e Cidadania 2018 apresenta as exposições:
– "Todos podem ser Clovis Bornay"
Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h as 17h30, e aos sábados das 9h30 as 12h
Mais informações: (16) 3322-4887
– "Carnaval: História, Música e Alteridade"
Local: MIS- Museu de Imagem e do Som José Tescari
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h às 20h
Mais informações: (16) 3322-9708
Grátis