InícioEsporte+EsportesFederação Paulista parabeniza biografia que eterniza lenda brasileira do futebol italiano

Federação Paulista parabeniza biografia que eterniza lenda brasileira do futebol italiano

Livro de Rodrigo Viana sobre Sérgio Clérice resgata a trajetória do maior artilheiro estrangeiro da história da Itália

O jornalista e escritor Rodrigo Viana foi recebido nesta sexta-feira (19) pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, e pelo diretor regional da entidade, Carlos Alberto Salmazo, na sede da Federação. Autor da biografia “Sérgio Clérice – El Gringo, o vilão elegante”, Viana presenteou a diretoria com exemplares da obra e recebeu elogios pelo trabalho que resgata a trajetória de um dos personagens mais impressionantes da história do futebol brasileiro no exterior.

A obra conta a vida de Sérgio Clérice, ítalo-brasileiro que se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história do futebol italiano, com 187 gols marcados na elite do país, superando até nomes como Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Para Viana, o reconhecimento da FPF legitima ainda mais a importância do livro e os feitos do jogador. “É fundamental o reconhecimento da entidade máxima do futebol paulista. É uma ação que valoriza os números de Clérice e o livro como um todo”, destacou o autor.

Com quase 300 páginas, prefácio de Mauro Beting, apresentação de José Roberto Torero e orelha assinada por Zico, o livro mistura jornalismo literário, história e apuração rigorosa. Clérice é retratado como um caso único: o único jogador do mundo a atuar por sete clubes da primeira divisão italiana, sendo artilheiro e ídolo em todos eles. Sua trajetória passa por clubes como Lecco, Bologna, Atalanta, Verona, Fiorentina, Napoli e Lazio, sempre com protagonismo e marcas históricas.

Além do sucesso nos gramados europeus, Clérice teve carreira relevante no Brasil após retornar da Itália, atuando como técnico da Ferroviária, Palmeiras, Internacional de Limeira e Santos, além de se destacar como empresário em negociações milionárias. Ovacionado especialmente em Nápoles, chegou a reunir até 100 mil torcedores no estádio San Paolo nos anos 1970, consolidando-se como símbolo da forte ligação entre o futebol brasileiro e italiano.

A biografia é editada pela ‘A Bola e o Verbo’ e reúne mais de 100 imagens históricas, além de relatos que contextualizam o período político e social da Itália. Saiba mais sobre essa o outra sobras de Rodrigo Viana no site www.abolaeoverbo.com.

Fotos: Rodrigo Corsi/FPF e Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Notícias relacionadas

Mais lidas