A Ferroviária acerta seus últimos detalhes para seu primeiro desafio no Campeonato Brasileiro da Série D, que terá início neste sábado, 21 de abril, às 19 horas, na Fonte Luminosa, contra o Novo Hamburgo-RS. O técnico PC de Oliveira comandou um treinamento nesta quinta-feira no local da partida, onde ensaiou sua formação inicial em um trabalho fechado para a imprensa.
Antes disso, o treinador concedeu entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Fonte Luminosa, onde falou sobre a reformulação do elenco, que sofreu uma mudança brusca em relação ao plantel que disputou o Paulistão. PC, no entanto, explica que a comissão técnica busca minimizar essas alterações dando oportunidade aos atletas que incorporarem melhor o estilo de jogo que vem sendo implantado desde o ano passado. “O modelo está enraizado e os jogadores que tiverem maior facilidade de assimilar isso, que é a Ferroviária no momento, terão a nossa preferência inicial. Logo depois disso as conquistas entre eles vão acabar acontecendo”, contou.
O treinador adianta que o torcedor verá em campo um time diferente, porém com a mesma estrutura de jogo. “Em característica, a equipe é muito diferente da equipe do Paulistão. Mas a entrega deles para nós será em um percentual maior do que de nós para eles, até porque o tempo é muito curto. Então estamos muito mais em função do que eles podem nos oferecer como atletas e como as características em cada função. E nós estamos tentando dar os retoques para não mexer muito na estrutura da equipe”, explicou.
Campeonato equilibrado
A Ferroviária integra o Grupo A16 ao lado de Novo Hamburgo-RS, Tubarão-SC e Cianorte-PR. Apenas os líderes de cada grupo têm vaga garantida na segunda fase. Os 15 melhores segundos colocados também avançam para o mata-mata, que não terá mais o gol fora de casa como critério de desempate.
PC de Oliveira destacou o equilíbrio entre os participantes da competição. “O Campeonato Brasileiro da Série D possui equipes com investimentos muito parecidos, com exceção do Tubarão na nossa chave, o que não é o caso do Campeonato Paulista, onde pecamos contra equipes do nosso tamanho. Como no Brasileiro estão todos do mesmo nível, então são todos do mesmo tamanho e por isso é imprescindível que você vença os seus compromissos em casa”, salientou.
O treinador falou sobre a importância de vencer o jogo de estreia. “Na conta que estamos fazendo, talvez nove pontos não seja o suficiente pelo fato de a nossa chave ser muito equilibrada. Então perder pontos em casa é praticamente abandonar a chance de classificação. Estamos jogando esse jogo como o mais importante da fase para nós. Precisamos vencer esse compromisso, não a qualquer custo, mas jogando, construindo a vitória e fazendo o necessário para ganhar. Porque aí você começa, com três pontos caso vença, em semanas consecutivas de trabalho, esperar que a equipe cresça e melhore seu rendimento. E como a pontuação é estreita, você pressiona equipes que por ventura não consigam vencer”, acrecentou.
PC também reconheceu que a equipe deixou a desejar nos jogos que realizou em casa durante esta temporada, e espera começar a mudar a situação. “Desperdiçamos sim as oportunidades no Campeonato Paulista nas partidas em casa, desperdiçamos a classificação em casa, desperdiçamos a vaga na Série D de 2019 em casa e já estamos no limite do desperdício. Precisamos fazer a nossa parte e esperamos ter acertado mais do que errado na construção dessa equipe e no perfil de atletas para fazer frente na Série D”, concluiu.