Na noite da última sexta-feira, na loja da Lupo Sport, a Ferroviária reuniu a imprensa para o evento de apresentação do uniforme 2018 da equipe que terá um calendário agitado na temporada com a disputa do Paulistão, Campeonato Brasileiro da Série D e Copa Paulista.
Dessa vez, a equipe não conta com o terceiro uniforme, conhecido pelas cores alternativas e que foi utilizado nas duas edições anteriores do Paulistão (nas cores preta e dourada em 2016 e azul em 2017). Assim, em 2018 a Locomotiva jogará apenas com os tradicionais uniformes um (grená) e dois (branco).
Fabricado pela Lupo, o modelo 2018 utiliza em seu tecido uma textura que foi explicada pelo presidente Carlos Salmazo em seu discurso. “A nova camisa traz em seu tecido o desenho do piso das locomotivas que faziam as viagens na época da Estrada de Ferro Araraquara e que marcaram a vida das pessoas que participaram daquele momento da história da nossa cidade. É uma homenagem às origens da Ferroviária e que temos muito orgulho de apresentá-la” , destacou.
O evento contou com um rápido desfile, onde o torcedor Douglas Pires de Oliveira apresentou o uniforme branco, o atacante Hygor mostrou o uniforme grená e o goleiro Tadeu desfilou com o uniforme de goleiro, na cor cinza.
Detalhes
Em um texto divulgado para a imprensa, a Ferroviária explicou os detalhes da nova vestimenta. Segundo a nota, o grafismo presente na camisa grená em tom mais escuro remete primeiramente ao ferro. O efeito é para justamente mostrar a força, solidez, condução de calor e eletricidade que o metal transmite. Seu design, além do ferro, faz uma alusão direta aos pisos das locomotivas.
Já o grafismo do uniforme 2 (cor branca) é o mesmo da grená, porém com um tom mais sutil aos olhos de quem vê. O efeito criado para estampar é chamado de embossing. Ele é produzido através de um ferro que queima o tecido e engloba totalmente o conceito de ferro utilizado na camisa. Além disso, quando iluminado, o efeito reflete e torna-se mais claro do que o tecido branco, causando um efneto de luz, assim como o metal. A camisa conta ainda com listras grenás dos ombros até as mangas, segundo o padrão das camisas número 2 da equipe, sempre com elementos em grená também.
O emblema da EFA também é mais uma homenagem às raízes do time. A sigla significa Estrada de Ferro Araraquara, que foi uma companhia ferroviária da cidade. Ela originou o nome do clube, que nada mais é do que a sigla da antiga companhia ao contrário (AFE). O símbolo da EFA aparece na gola da camisa grená e na manga da camisa branca.
As camisas também possuem elementos que simulam parafusos em suas laterais. Eles reforçam a ideia do ferro e da consistência e rigidez da camisa.
Venda
A pré-venda começou no último sábado (20), a partir das 10 horas na Loja da Lupo Sport, situada na Av. Bento de Abreu , 638. O uniforme já pode ser comprado pelos torcedores.
Confira abaixo mais fotos do evento.