Após dois empates nas duas rodadas iniciais da Copa Paulista 2020, Ferroviária conquistou sua primeira vitória ao bater o Atibaia por 1 a 0 na tarde deste sábado (14) no Estádio Décio Vitta, em Americana. O único gol do jogo foi marcado por Maurinho no segundo tempo.
Com o resultado, a Locomotiva assumiu a liderança do Grupo 2 com 5 pontos, contra 2 de Atibaia, Velo e Comercial. Esses dois últimos, aliás, encerrarão a rodada na próxima quarta-feira, dia 18, em Rio Claro.
Vale salientar que a Ferroviária disputa a Copa Paulista com um elenco alternativo comandado pelo técnico Márcio Griggio, enquanto o time principal disputa o Campeonato Brasileiro da Série D sob o comando do técnico Paulo Roberto Santos.
O jogo
O primeiro lance de perigo do jogo aconteceu aos 12 minutos. Após confusão na área, a bola sobrou para Ronaldo, que bateu forte rasteiro e obrigou o goleiro afeano Tom a espalmar em seu canto direito. Aos 17, Wallace invadiu a área pelo lado esquerdo, passou por dois marcadores e rolou para o meio, onde Ronaldo finalizou e parou em outra boa intervenção de Tom.
A Ferroviária quase abriu o placar aos 23, quando o Atibaia errou na saída de bola e Maurinho, pelo lado esquerdo, fez o cruzamento na área para Diego Felipe cabecear e parar em uma defesa à queima-roupa do goleiro Jeferson. Aos 44, a Locomotiva voltou a assustar com um chute de longe de Willian, que passou perto do gol.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, o meio-campista Valdívia acertou Diego Felipe com o cotovelo, levou o cartão vermelho direto e deixou o Atibaia com um jogador a menos. Aos 47, Carlinhos fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Wallace, de frente para o gol, cabecear perto da trave direita de Tom.
O segundo tempo começou com gol da Ferroviária. Com 1 minuto jogado, Maurinho aproveitou belo cruzamento em cobrança de falta de Velicka para desviar no lado esquerdo do goleiro Jeferson, que não teve chances de defesa: 1 a 0!
Aos 23, o afeano Diego Felipe aproveitou cruzamento para cabecear e exigir uma grande defesa de Jeferson. Aos 26, a Ferroviária quase ampliou com uma bomba de longa distância de Ednei, mas a bola passou perto da trave esquerda de Jeferson.
Aos 32, foi a vez do Atibaia perder um gol feito quando Ronaldo cruzou na segunda trave para João Victor, que cabeceou na rede pelo lado de fora. Nos últimos minutos, a Ferroviária administrou sua vantagem e confirmou a vitória por 1 a 0.
Próximos desafios
Na próxima rodada da Copa Paulista, a Ferroviária enfrentará novamente o Atibaia, dessa vez na Fonte Luminosa, em Araraquara, em partida agendada para a próxima quarta-feira, 14 de novembro, às 15 horas. Pela Série D, o time afeano do técnico Paulo Roberto Santos voltará a campo no dia 21, sábado, às 15 horas, contra a Portuguesa-RJ no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro-RJ.
FICHA TÉCNICA
ATIBAIA 0 x 1 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Décio Vitta, em Americana;
Data/Horário: Sábado, 14 de novembro, 15h;
Arbitragem: Danilo da Silva, auxiliado por Fabrício Porfírio de Moura e Ítalo Magno de Paula Andrade;
Cartões amarelos: Bruno, Danilo e Matheus (Atibaia); Willian e Pedro (Ferroviária);
Cartão vermelho: Valdívia (Atibaia);
Gols: Maurinho (1' do 2T) para a Ferroviária;
ATIBAIA – Jeferson; Vinicius, João Victor, Bruno e Carlos Guilherme; Makelele (Elias Ceará), Abner (Renan), Valdívia e Danilo (Eduardo); Wallace (Matheus) e Ronaldo (Maycon). Técnico: Rogério Henrique;
FERROVIÁRIA – Tom, Ednei, Maurício, Fabão e César Moraes; Ralph, Willian (Ian Luccas) e Diego Felipe (Pedro); Velicka (Salomão), Maurinho (Túlio Renan) e Marcos Paulo. Técnico: Marcio Griggio.
COPA PAULISTA – 1ª FASE
4 de novembro – quarta-feira – 15h
Comercial 1 x 1 Ferroviária
10 de novembro – terça-feira – 15h
Ferroviária 1 x 1 Velo Clube
14 de novembro – sábado – 15h
Atibaia 0 x 1 Ferroviária
18 de novembro – quarta-feira
Ferroviária x Atibaia
22 de novembro – domingo – 15h
Velo Clube x Ferroviária
25 de novembro – quarta-feira – 15h
Ferroviária x Comercial
Clique aqui para conferir a tabela completa.