O técnico araraquarense PC de Oliveira estreou no comando da Ferroviária fazendo história. Na noite deste sábado, a Locomotiva voltou a campo pela quarta rodada do Paulistão 2017 e superou o atual campeão e um dos principais favoritos ao título, o Santos, pelo placar 1 a 0 em plena Vila Belmiro, casa do adversário. O gol foi marcado aos 28 minutos do segundo tempo com um gol de cabeça do capitão Leandro Amaro.
Essa foi a primeira vitória da equipe araraquarense, que até então somava duas derrotas e um empate no estadual. O time grená chegou a 4 pontos, se afastou das últimas colocações, na 12ª colocação geral, e entrou na zona de classificação para a próxima fase, agora na vice-liderança do Grupo B, atrás apenas do São Paulo, com 7 pontos, e a frente do Linense (3 pontos) e Red Bull (2 pontos).
A Ferroviária voltará a campo na próxima quarta-feira, às 19h30, na Arena Fonte Luminosa, diante do Santo André. No sábado, dia 25, a Locomotiva terá pela frente outro grande clube do futebol brasileiro, o Palmeiras, no Allianz Parque.
O jogo
A Ferroviária apostou em uma postura totalmente defensiva no primeiro tempo, o que fez com que o Santos parasse na forte marcação do time armado pelo técnico estreante PC de Oliveira. A primeira oportunidade de gol, no entanto, foi da Ferroviária, aos 17 minutos, quando Capixaba passou por dois marcadores pelo lado esquerdo, avançou, mas foi travado dentro da área. Sem conseguir entrar na área afeana, o Santos assustou aos 20 com um chute de longe de Victor Ferraz, mas a bola passou por cima do travessão.
Aos 23, a torcida santista soltou o grito de gol quando Cléber escorou de cabeça para Ricardo Oliveira, sozinho e dentro da pequena área, tocar para o fundo da rede, mas a arbitragem assinalou o impedimento. Aos 40, o Peixe teve a oportunidade mais clara da primeira etapa quando Vítor Bueno dominou pela ponta direita e cruzou na área para Copete, que mergulhou de cabeça e a bola passou perto do travessão de Matheus.
As duas equipes voltaram do intervalo sem mudanças e protagonizaram um duelo mais aberto. Logo no primeiro minuto minuto, Alan Mineiro, em cobrança de falta na intermediária, cruzou na área, Flávio desviou de cabeça, mas parou na defesa de Vladimir, que estava bem posicionado para encaixar com tranquilidade. Aos 4, em cobrança de escanteio, Vítor Bueno desviou e surpreendeu o goleiro Matheus, que conseguiu espalmar. A bola sobrou para Cléber, de frente para o gol, que finalizou por cima do travessão.
Aos 9 minutos, a Ferroviária teve sua melhor chance de abrir o placar quando Elder Santana avançou pela ponta direita, deixou dois marcadores para trás, invadiu a área e bateu em cima do goleiro santista. Aos 19, Victor Ferraz fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Arthur Gomes, que desviou e a bola passou raspando o travessão afeano. Aos 22, Alan Mineiro saiu em contra-ataque e foi puxado pelo zagueiro Cléber, que já tinha cartão amarelo e acabou expulso, deixando o Santos com um jogador a menos em campo.
A expulsão mudou o rumo do jogo, já que a partir daí a Ferroviária passou a acreditar na vitória e partir para cima em busca do gol. Aos 25, Willian Cordeiro perdeu uma chance clara quando recebeu dentro da área e foi travado no momento da finalização, mas a bola sobrou para Alan Mineiro, que encheu o pé da entrada da área e parou na boa defesa de Vladimir.
Aos 28, a Ferroviária abriu o placar com Leandro Amaro, que aproveitou escanteio cobrando por Alan Mineiro e cabeceou no canto, sem chances para o goleiro Vladimir: 1 a 0 para a Ferroviária e festa da torcida araraquarense presente na Vila Belmiro!
O gol fez o Santos partir para cima em busca da reação, mas parou em uma boa marcação do sistema defensivo afeano, que conseguiu administrar o resultado e consolidar sua primeira vitória no estadual.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 1 FERROVIÁRIA
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos;
Data/Horário: Sábado, 18 de fevereiro, 19h30;
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Herman Brumel Vani.
Cartões amarelos: Cléber (Santos); Patrick, Willian Cordeiro e Matheus (Ferroviária).
Cartão vermelho: Cléber (Santos).
Gol: Leandro Amaro (28 do 2º T) para a Ferroviária.
SANTOS – Vladimir; Victor Ferraz, Cléber, Yuri e Zeca; Thiago Maia, Leandro Donizete (Arthur Gomes) e Léo Cittadini (Bruno Henrique); Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira (C) (Thiago Ribeiro). Técnico: Dorival Júnior
FERROVIÁRIA – Matheus, Willian Cordeiro, Patrick, Leandro Amaro (C) e Léo Veloso; Claudinei (Kelvy), Flávio, Makelelê e Alan Mineiro (Raniele); Elder Santana e Capixaba (Tiago Marques). Téc.: PC de Oliveira.