Vice-campeã da Copa Paulista no ano passado, a Ferroviária confirmou sua participação na edição 2017 da competição que disponibiliza ao seu campeão uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D.
A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quinta-feira (27) a proposta e os participantes do torneio, que contou com a inscrição de 23 times. A Copa Paulista tem início previsto para 2 de julho e término em 26 de novembro.
A Locomotiva, que conquistou o título em 2006, quando a competição ainda sera denominada Copa Federação Paulista de Futebol, terá a companhia de outras seis equipes da Série A1, sete da Série A2 e nove da Série A3.
O regulamento
Na primeira fase, que terá 14 rodadas, os 23 times formarão três grupos regionalizados, sendo um grupo com sete times e dois com oito. Eles jogarão entre si em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os quatro melhores colocados de cada chave.
Na segunda fase, prevista para começar em 24 de setembro, os 12 clubes formarão três grupos com quatro integrantes cada, que também jogarão entre si em turno e returno. Avançarão os dois melhores de cada chave.
A partir da terceira fase (quartas de final), a competição passa a ser disputada no sistema de mata-mata com jogos de ida e volta. As quartas de finais estão previstas para 22 e 29 de outubro, enquanto as semifinais acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro e a final dos dias 19 e 26 de novembro.
Time em construção
Após a disputa do Paulistão e do Troféu do Interior, a Ferroviária passará por uma reformulação quase completa em seu elenco. A diretoria da Ferroviária optou por não inscrever sua equipe no Campeonato Paulista Sub-20, o que sugere que grande parte da equipe de base será aproveitada no grupo principal que disputará a Copa Paulista. A ideia é mesclar esses jovens talentos com alguns atletas mais experientes do grupo, como o zagueiro Luan, primeiro nome confirmado para permanecer no plantel.
Nos próximos dias, a diretoria deve definir também quem será o técnico da Ferroviária na Copa Paulista. A intenção principal é manter o técnico PC de Oliveira, mas tudo dependerá de uma nova reunião. Caso PC não acerte seu retorno, outros nomes já estão sendo analisados pela diretoria. Ricardo Moraes, que comandou o time no Troféu do Interior, volta a exercer a função de auxiliar técnico.
PARTICIPANTES DA COPA PAULISTA 2017
SÉRIE A1
Ferroviária – Araraquara
Linense – Lins
Grêmio Osasco Audax – Osasco
Mirassol – Mirassol
Red Bull – Campinas
Santos – Santos
São Paulo – São Paulo
SÉRIE A2
Portuguesa – São Paulo
São Caetano – São Caetano do Sul
Velo Clube – Rio Claro
Juventus – São Paulo
Penapolense – Penápolis
Água Santa – Diadema
Taubaté – Taubaté
SÉRIE A3
Internacional – Limeira
Portuguesa Santista – Santos
Taboão da Serra – Taboão da Serra
Desportivo Brasil – Porto Feliz
Noroeste – Bauru
Marília – Marília
Nacional – São Paulo
Rio Branco – Americana
Atibaia – Atibaia