InícioNotíciasGeralFerroviária contrata ex-técnico da seleção brasileira de futsal

Ferroviária contrata ex-técnico da seleção brasileira de futsal

PC Oliveira chega para coordenar a metodologia de treinos do clube

“O bom filho a casa torna”. Paulo Cesar de Oliveira, mais conhecido como PC Oliveira, está de volta à Ferroviária após um longo período. Revelado pela Locomotiva em 1974, o então meio-campista foi treinado na época pelo ídolo Bazani, chegando ao time profissional da AFE com menos de 17 anos. Desse período de sua juventude, ele possui ótimas lembranças, como conta ao site oficial da Locomotiva.

“Minha geração conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior por Araraquara. Em 1976, tive a honra de subir para a equipe profissional com 16 para 17 anos. Defendi a Ferroviária com muito orgulho até 1979, nessa época, inclusive, passei por todas as categorias de base da seleção brasileira”, relembra.

Contratado pelo Guarani de Campinas no fim da década de 1970, PC voltou à Araraquara alguns anos depois, mas encerrou sua carreira como jogador de campo e foi para o futsal, modalidade em que se consagrou, especialmente como treinador. O auge veio em 2008, quando conquistou o título da Copa do Mundo no comando da seleção brasileira, em competição disputada no Brasil.

Vencedor também nos diversos clubes que treinou, o araraquarense resolveu recentemente encarar mais um desafio. Há dois anos, foi em busca de novos conhecimentos, agora no futebol de campo. “Em 2014 fiz um curso de diretor desportivo na Real Federação Espanhola de Futebol em Madrid, o que me possibilitou fazer visitas periódicas a grandes clubes, para conhecer melhor suas estruturas, principalmente a questão da formação de jogadores. Treinamento desportivo e metodologia de treinos são as áreas que busquei conhecimento, e é nisso que vou trabalhar na Ferroviária. O clube precisa fortalecer suas categorias de formação, formando jogadores mais completos e preparados para as exigências do futebol atual”.

O afeano relata qual deve ser o foco inicial do seu trabalho. “O primeiro passo é resgatar o estilo de jogo do time, que se perdeu ao longo dos anos, não digo em relação a sistema de jogo, e sim uma forma de jogar em que os jogadores não sejam reféns de um único esquema, mas que conheçam todos, sem abandonar a essência da história e o estilo do clube, isso tem que ser estabelecido pela diretoria e não pode haver transgressão”.

PC Oliveira falou sobre o principal objetivo de sua volta ao time do coração. “O que me faz aceitar esse desafio é saber que a gente pode formar jogadores melhores em termos coletivos. A categoria de base tem que ser comandada pelo clube e isso é imprescindível para o sucesso de qualquer agremiação. O objetivo é fazer a Ferroviária se tornar sustentável a médio e longo prazo. Parcerias são importantes, mas em algum momento elas acabam e, quando isso acontece, o clube tem que estar preparado para seguir caminhando com seus próprios pés”.

Conhecimento de causa

“Conheci departamentos de versatilidade na Holanda, Bélgica e França, então penso que são coisas que podemos implantar na Ferroviária, pela história do clube e pela forma como a diretoria quer resgatar esse estilo. Trabalhei no futsal do Corinthians de 2009 a 2012 e tinha uma ligação próxima com as pessoas do futebol de campo. Chegou a se falar em um projeto assim no clube, mas, pelo porte do Corinthians, é mais difícil você mexer em um setor tão complexo. A formação de atletas profissionais é fundamental. É preciso formar jogadores diferenciados e não boleiros. Hoje em dia, o atleta precisa ser bom em tudo e agir sempre priorizando o aspecto coletivo”, explicou.

Perfil

PC Oliveira é um dos treinadores mais vitoriosos da história do futsal brasileiro. Entre os principais títulos pela seleção, estão a Copa do Mundo de 2008, os títulos do Grand Prix de 2005, 2006, 2007 e 2008, além da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007. Nos clubes, PC ganhou a Liga Nacional de Futsal em 1996 pelo Internacional e em 1998, 2002 e 2003 pela ULBRA. O araraquarense ainda venceu a Liga Paulista em 2009 e Taça Brasil de 2010 pelo Corinthians.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas