Após duas rodadas dos quadrangulares finais, disputados em Manaus (AM) e Foz do Iguaçu (PR), apenas uma equipe garantiu classificação antecipada às semifinais da Liga Feminina de Futebol Sub-20. Jogando em casa, o Iranduba não tomou conhecimento do Aliança (GO), goleando por 4 a 0. Com o resultado, o time manauara chegou aos sete pontos (além das duas vitórias as amazonenses somavam um ponto extra da primeira fase) e não podem mais ser alcançadas. Isso porque o Coritiba venceu o Criciúma e chegou aos mesmos três pontos do Aliança. Na última rodada, as duas equipes medem forças para definir a segunda vaga, enquanto o Iranduba fecha o quadrangular contra o Criciúma.
Já na chave disputada no sul do país, as donas da casa começaram a rodada com chances de garantira classificação antecipada, mas mais uma vez o Vasco da Gama fez uma partida inteligente e com 2 a 1 passou a dividir a liderança do Grupo ao lado do ADECO, que goleou a Ferroviária por 5 a 2. A última rodada coloca as cariocas frente a frente com a Ferroviária, enquanto ADECO e Foz fecham a rodada.
Coritiba (PR) 1×0 Criciúma (SC)
Abrindo a rodada em Manaus, Coritiba e Criciúma entraram em campo somente com a vitória em mente. Após perderem na estreia, somente os três pontos interessavam as duas equipes, que fizeram um jogo bem pegado e com poucas chances.
A primeira etapa foi bastante truncada, com poucas chances claras. As defesas funcionavam muito bem e as atacantes tinham dificuldade em transformar as poucas chances em gols. E quando parecia que o jogo terminaria 0 a 0, Grazielle apareceu aos 42 da segunda etapa para dar a vitória ao Coritiba e colocar a equipe da capital paranaense na briga por uma das vagas para a próxima fase.
Iranduba (AM) 4×0 Aliança (GO)
Seguindo em sua campanha invicta, o Iranduba venceu, pela terceira vez no torneio, o Aliança. No entanto, essa foi a mais importante as partidas diante das goianas, pois a vitória deu as manauaras a classificação às semifinais da competição.
A goleada por 4 a 0 começou a ser construída ainda no primeiro tempo. Aos 36 minutos, Sinara abriu o marcador antes do intervalo, dando confiança as donas da casa. Ainda na etapa inicial, Geovana marcou o segundo. Na volta para o segundo tempo, Micaelly fez o terceiro e Letícia fechou a goleada.
Vasco da Gama (RJ) 2×1 Foz/Cataratas (PR)
Foz/Cataratas e Vasco da Gama entraram em campo em jogo que poderia definir uma das vagas para as semifinais. As donas da casa vinham de goleada sobre a Ferroviária, enquanto o Vasco chegava ao confronto após um duro jogo contra o ADECO que acabará empatado. E com o mando de campo a seu favor, o Foz foi para cima no primeiro tempo dominando a posse de bola e criando as melhores chances.
Jogando bem ao seu estilo, o Vasco se fechava bem e tentava aproveitar os poucos espaços deixados pelo Foz. E em uma das raras subidas ao ataque com perigo, o time carioca saiu na frente. Após bola alçada na área, Larissa abriu o marcador dando a vantagem as cariocas ao final da etapa inicial.
O segundo tempo foi ainda mais aberto com o Foz partindo para cima em busca do empate. Depois de muito insistir, Giovanna aproveitou a oportunidade e incendiou a torcida. Com 1 a 1 no marcador, as donas da casa mais uma vez foram para cima em busca da virada. No entanto, o Vasco fazia um jogo inteligente e quando tinha posse de bola distribuía bem o jogo. E em uma jogada de extremo talento de Sthepanie, acertando um lindo chute de longa distância, as cariocas mais uma vez ficaram em vantagem. O Foz tentou mais uma vez o empate, mas o Vasco soube segurar o resultado e com a vitória chegou aos 4 pontos, ocupando a segunda posição no Grupo.
ADECO (SP) 5×2 Ferroviária (SP)
O Vasco da Gama só não assumiu a ponta da tabela, pois o ADECO teve uma atuação impecável diante da Ferroviária e chegou aos mesmos quatro pontos da equipe carioca, mas com vantagem no saldo. Para construir a goleada, o time da capital paulista contou com atuação inspirada da dupla Otilia e Marjorie.
Logo no primeiro minuto de partida a atacante Otilia abriu o placar para o ADECO. Aos seis, Marjorie fez o segundo, dando início ao domínio da equipe da capital paulista. Dominando a posse de bola e marcando em cima, o ADECO marcou o terceiro e o quarto com Otilia, ainda no primeiro tempo. Ainda no primeiro tempo, Isadora diminuiu o marcador para a Ferroviária. No retorno ao segundo tempo, Marjorie tratou de marcar o quinto da ADECO. Após o gol o ritmo da partida caiu bastante. Isadora Neves marcou o segundo do time de Araraquara, mas nada que mudasse o desfecho do jogo.
Grupo 1 – Sede Manaus (AM)
08/06/2016 – 18h – Aliança (GO) 2×1 Criciúma (SC) – Estádio da Colina
08/06/2016 – 20h – Iranduba (AM) 3×0 Coritiba (PR) – Estádio da Colina
10/06/2016 – 18h – Coritiba (PR) 1×0 Criciúma (SC) – Estádio da Colina
10/06/2016 – 20h – Iranduba (AM) 4×0 Aliança (GO) – Estádio da Colina
12/06/2016 – 9h – Criciúma (SC) x Iranduba (AM) – Estádio da Colina
12/06/2016 -11h – Coritiba (PR) x Aliança (GO) – Estádio da Colina
Grupo 2 – Sede: Foz do Iguaçu (PR)
08/06/2016 – 18h – Vasco da Gama (RJ) 1×1 ADECO (SP) – CT do Flamengo
08/06/2016 – 20h – Foz/Cataratas (PR) 5×1 Ferroviária (SP) – CT do Flamengo
10/06/2016 – 16h – Vasco da Gama (RJ) 2×1 Foz/Cataratas (PR) – CT do Flamengo
10/06/2016 – 18h – ADECO (SP) 5×2 Ferroviária (SP) – CT do Flamengo
12/06/2016 – 9h – Ferroviária (SP) x Vasco da Gama (RJ) – CT do Flamengo
12/06/2016 – 11h – ADECO (SP) x Foz/Cataratas (PR) – CT do Flamengo
Classificação – 2ª Fase – Liga Feminina Futebol Sub-20
Sede Manaus:
1º Iranduba (AM)* – 7 pontos – 2J – 2V – Saldo +7
2º Coritiba (PR) – 3 pontos – 2J – 1V – Saldo -2
3º Aliança (GO) – 3 pontos – 2J – 1V – Saldo -3
4º Criciúma (SC) – 0 pontos – 2J – 0V – Saldo -2
Sede Foz do Iguaçu:
1º ADECO (SP) – 4 pontos – 2J – 1V – Saldo +3
2º Vasco da Gama (RJ) – 4 pontos – 2J – 1V – Saldo +1
3º Foz/Cataratas (PR) – 3 pontos – 2J – 1V – Saldo +3
4º Ferroviária – 0 pontos – 2J – 0V – Saldo -7
*Equipe começou a segunda fase com um ponto extra após vitórias no turno e returno na primeira etapa.
Formato da competição
A competição será realizada em quatro fases, sendo que na primeira fase os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para a segunda fase, chamada de quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. A partir daí serão jogos eliminatórias, com os dois vencedores disputando a final e os perdedores jogando 3º e 4º.
A primeira etapa da Liga Feminina de Futebol Sub-20 foi realizada com as equipes das cinco regiões do país. Fortaleza sediou os jogos envolvendo a equipes das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste, com Aliança (GO), Iranduba (AM), Caucaia (CE) e Juventus (CE). Destaque para a equipe amazonense, que venceu as seis partidas no turno e returno, encerrando a primeira fase com 18 pontos. A segunda posição ficou com o Aliança, também classificado. Já as equipes da Região Sul se enfrentaram em Criciúma e Coritiba, com jogos entre as equipes da casa, além de Duda/Canoas e Foz Cataratas. Os dois times paranaenses garantiram as duas primeiras vagas da chave e o Criciúma também se classificou como um dos dois melhores terceiros colocados. Fechando a primeira etapa, as equipes da Região Sudeste -Vasco da Gama, Ferroviária, São José e ADECO -, se enfrentaram em São Paulo e no Rio, com Vasco da Gama, ADECO e Ferroviária passando para a segunda etapa.
Agora os oito melhores times disputam dois quadrangulares sendo que os dois melhores de cada chave avançam as semifinais. A composição das chaves ficou da seguinte maneira: Grupo 1 – Iranduba (AM – 1º geral), Coritiba (PR – 4º geral), Aliança (GO – 6º geral) e Criciúma (SC – 8º geral); Grupo 2 – Vasco da Gama (RJ – 2º geral), ADECO (SP – 3º geral), Foz Cataratas (PR – 5º geral) e Ferroviária (SP – 7º geral).


