O primeiro jogo do Paulistão 2018 terminou sem gols. Na tarde desta quarta-feira, a Ferroviária empatou por 0 a 0 com o Red Bull no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas. O time campineiro teve a chance de fazer seu gol no início da partida, quando teve um pênalti marcado a seu favor, mas Edmílson parou na defesa de Tadeu. No segundo tempo, o Red Bull ficou com um jogador a menos com a expulsão de Rodrigo Andrade, mas a Locomotiva não soube tirar vantagem.
"Fica uma sensação ruim por termos jogado com um a mais e por não termos aproveitado as oportunidades, mas acredito que esse ponto pode ser importante no final", explicou o atacante afeano Léo Castro.
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico PC de Oliveira soma seu primeiro ponto no estadual. Na próxima rodada, a Locomotiva fará seu primeiro jogo em casa, em duelo marcado para o próximo sábado, 20 de janeiro, às 21 horas, contra o Ituano no Estádio da Fonte Luminosa.
Pelo regulamento, a Ferroviária integra o Grupo C ao lado de Palmeiras, Novorizontino e São Bento, o que significa que ela não enfrentará essas equipes na primeira fase, mas concorrerá com elas na luta pela classificação para a etapa de mata-mata do torneio. O Grupo 1 conta com Corinthians, Linense, Ituano e Bragantino. O Grupo B é composto por São Paulo, Ponte Preta, Santo André e São Caetano. Já o Grupo D é formado por Santos, Botafogo, Mirassol e Red Bull. Cada equipe enfrentará apenas os times dos outros grupos, fazendo cada uma um total de 12 jogos. O líder e o vice-líder de cada grupo avançará às quartas de final, enquanto serão rebaixados os dois times que somarem o menor número de pontos independente da chave. As fases de mata-mata (quartas, semi e final) serão disputadas em jogos de ida e volta.
Primeiro tempo com pênalti perdido
A Ferroviária buscou o ataque no início do jogo e quase abriu o placar aos 3 minutos, quando Hygor recebeu na entrada da área e acionou Alisson próximo à linha de fundo. O lateral cruzou rasteiro para Welinton Júnior bater rasteiro e parar em uma boa defesa do goleiro Júlio César. Aos 8, foi a vez do Red Bull assustar com um chute de longe de Matheus Oliveira, que obrigou o goleiro Tadeu a se esticar em seu canto esquerdo para espalmar para fora.
Aos 18, a arbitragem assinalou pênalti quando Edmilson foi acionado pelo lado esquerdo da área e foi derrubado por Tadeu. O goleiro afeano brilhou na cobrança do próprio Edmílson e se esticou em seu canto esquerdo para espalmar para fora.
Aos 29, a Locomotiva quase marcou o gol quando Íkaro cobrou falta com cruzamento na área e Hygor cabeceou perto do travesão de Júlio César. Mas um minuto depois, o Red Bull perdeu uma chance clara quando Tadeu errou uma saída de bola e Matheus Oliveira finalizou de cobertura, mas a bola passou raspando a trave antes de sair para fora.
Aos 40, Breno Lopes fez boa jogada pela esquerda e passou rasteiro na área para Matheus Oliveira finalizar rasteiro, mas a bola passou rente à trave direita de Tadeu.
Segundo tempo com expulsão
A Ferroviária voltou para o segundo tempo com Moacir no lugar de Elvis. Logo no primeiro minuto, a Locomotiva teve a chance de fazer o gol com Léo Castro, que recebeu belo passe na entrada da área e encheu o pé para parar em uma boa defesa do goleiro do Red Bull.
Aos 6 minutos, Rodrigo Andrade levou o segundo cartão amarelo, acabou expulso e deixou o Red Bull com um jogador a menos em campo.
Aos 14, o afeano Welinton Júnior foi acionado em profundidade e pediu pênalti ao ser derrubado por Everton Páscoa, mas o árbitro nada assinalou. Aos 29, Éder Luís chutou rasteiro de longe e parou na intervenção de Tadeu. Aos 38, Hygor chutou cruzado, rasteiro, e parou em outra defesa de Júlio César.
Aos 43, Éder Luís quase marcou o gol para o Red Bull quando arriscou da entrada da área, o goleiro Tadeu espalmou, mas a bola ia entrando quando ele conseguiu se recuperar e tirar a bola em cima da linha. Mesmo com investidas de ambos os lados, o jogo terminou em 0 a 0 em Campinas.
FICHA TÉCNICA
RED BULL 0 x 0 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas;
Data/Horário: Quarta-feira, 17 de janeiro, 17h;
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araujo, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Rogério Pablos Zanardo;
Público: 376 pagantes;
Renda: R$ 8.140,00 reais.
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade (Red Bull); Bruno Silva (Ferroviária).
Cartão vermelho: Rodrigo Andrade (Red Bull);
RED BULL – Júlio Cesar; Nininho, Everton Páscoa e Breno Lopes; Doriva, André Castro e Rodrigo Andrade; Matheus Oliveira, Tatá (Éder Luís) e Edmilson (Ricardo Bueno). Técnico: Ricardo Catalá.
FERROVIÁRIA – Tadeu, Alisson, Luan, Elton e Daniel Vançan; Bruno Silva, Íkaro (Eliandro) e Elvis (Moacir); Welinton Júnior (Marco Damasceno), Hygor e Léo Castro. Técnico: PC de Oliveira.