A quinta-feira, 31 de janeiro, será de mais um desafio da Ferroviária no Paulistão 2019. Dessa vez, a equipe araraquarense enfrentará o Ituano às 21 horas no Estádio da Fonte Luminosa, em busca de sua segunda vitória no estadual.
A Locomotiva vem motivada pela vitória conquistada na última segunda-feira pelo placar de 2 a 1 sobre o Botafogo em Ribeirão Preto, seu primeiro triunfo no estadual. Antes disso, estreou com uma derrota por 1 a 0 para o Santos na Vila Belmiro e empatou sem gols com a Ponte Preta em Araraquara.
Com 4 pontos e um saldo de gols zerado, a equipe do técnico Vinícius Munhoz ocupa a vice-liderança do Grupo C, com a mesma pontuação de Corinthians (-2 gols de saldo) e Mirassol (-5 gols de saldo). O líder da chave é o Bragantino com 5 pontos.
Vale destacar que, ao final da primeira fase, os dois primeiros colocados avançarão às quartas de final, onde o líder enfrentará o vice-líder da mesma chave. Já na corrida contra o rebaixamento, que leva em consideração a classificação geral do campeonato, a Ferroviária aparece na 9ª colocação (o 15º e o 16º cairão para a Série A2 de 2020).
Escalação
O técnico Vinícius Munhoz acertou os últimos detalhes para o jogo em um treinamento realizado nesta quarta-feira (30) na Fonte Luminosa, mas não revelou a escalação que pretende colocar em campo.
O time deve ter o desfalque do lateral esquerdo Arthur, que sofreu uma entorse no tornozelo no jogo de segunda-feira em Ribeirão, onde foi substituído por Julinho, que deve começar a partida desta quinta.
Adversário também quer embalar
A campanha do Ituano no Paulistão é a mesma da Ferroviária. Estreou com uma derrota em casa por 1 a 0 para o Grêmio Novorizontino. Na segunda rodada empatou por 0 a 0 com o São Caetano no ABC e na última rodada bateu o São Bento por 2 a 0. O Ituano é o 8º colocado no geral e 3º colocado do Grupo 4 atrás de São Paulo (6), Oeste (5) e à frente de Botafogo (1).
A vitória sobre o São Bento animou o elenco, que embarcou para Araraquara confiante na conquista dos três pontos. O técnico Vinícius Bergantin não tem ninguém suspenso, mas se mostrou preocupado com o desgaste físico de alguns jogadores, principalmente da dupla de zaga. Assim, o capitão Léo pode dar lugar a Matheus.
Ingressos
Os ingressos para o jogo desta quinta custam R$ 40 (entrada inteira) e R$ 20 (meia-entrada para estudantes e aposentados). Crianças de até 12 anos não pagam para entrar.
Retrospecto
A Ferroviária leva a melhor no retrospecto de jogos contra o Ituano. Nos 19 duelos contra os rubro-negros de Itu desde 1990, o time de Araraquara conquistou oito vitórias, sete empates e sofreu cinco derrotas, assinalou 28 gols e sofreu 22.
Nas oito vezes em que a Locomotiva atuou em casa contra o Ituano, o time araraquarense venceu cinco jogos, empatou três e sofreu apenas um revés. No ano passado, os dois times empataram duas vezes: 1 a 1 na Fonte pelo Paulistão, e 2 a 2 em Itu pelo Troféu do Interior.
Próximo desafio
Na próxima rodada, a Ferroviária atuará em casa pela segunda vez seguida. O time enfrentará o Red Bull na na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, às 20 horas, na Fonte Luminosa.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x ITUANO
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quinta-feira, 31 de janeiro, 21h;
Arbitragem: Thiago Luis Scarascati, auxiliado por Fabricio Porfirio de Moura e Luiz Alberto Andrini Nogueira;
FERROVIÁRIA – Tadeu; Diogo Matheus, Rayan, Elton e Julinho; PH, Tony e Fellipe Mateus; Maurinho, Uilliam e Felipe Ferreira. Técnico: Vinícius Munhoz;
ITUANO – Pegorari; Jonas, Léo (Matheus), Ricardo Silva e Peri; Marcos Serrato, Baralhas, Bassani, Martinelli e Claudinho; Alemão. Técnico: Vinícius Bergantin.
Clique aqui para conferir a tabela completa
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Sábado, 19 de janeiro, 17h
Santos 1 x 0 Ferroviária
Quarta-feira, 23 de janeiro, 17h
Ferroviária 0 x 0 Ponte Preta
Segunda-feira, 28 de janeiro, 20h
Botafogo 1 x 2 Ferroviária
Quinta-feira, 31 de janeiro, 21h
Ferroviária x Ituano
Segunda-feira, 4 de fevereiro, 20h
Ferroviária x Red Bull
Sexta-feira, 8 de fevereiro, 21h
São Bento x Ferroviária
Domingo, 17 de fevereiro, 17h
Ferroviária x Palmeiras
Segunda-feira, 25 de fevereiro, 19h
Ferroviária x Oeste
Sábado, 2 de março (a confirmar)
Guarani x Ferroviária
Domingo, 10 de março (a confirmar)
São Paulo x Ferroviária
Domingo, 17 de março (a confirmar)
Ferroviária x São Caetano
Quarta-feira, 20 de março (a confirmar)
Novorizontino x Ferroviária
CLASSIFICAÇÃO DO PAULISTÃO 2019
Grupo A: Santos (9), Ponte Preta (5), Red Bull Brasil (5), e São Caetano (2)
Grupo B: Palmeiras (10), Novorizontino (4), Guarani (3) e São Bento (1)
Grupo C: Bragantino (5), Ferroviária (4), Corinthians (4) e Mirassol (4)
Grupo D: São Paulo (6), Oeste (5), Ituano (4) e Botafogo (1)