Há uma semana, a Ferroviária encarou o Santos na Vila Belmiro em jogo que marcou a estreia do técnico PC de Oliveira. Com um time compacto e estratégico, a Locomotiva segurou o ímpeto do adversário, que vinha de uma derrota no clássico contra o São Paulo, e conseguiu sair com a vitória por 1 a 0, um resultado que surpreendeu até os afeanos mais otimistas, já que a equipe não havia vencido nenhum jogo no estadual.
Neste sábado, os torcedores da Locomotiva esperam que a história se repita. A equipe grená vai até o Allianz Parque, em São Paulo, onde enfrentará, às 16h30, o Palmeiras, que vem mordido após perder o clássico para o Corinthians na última quarta-feira.
E além da necessidade da vitória por parte do time da casa, a Locomotiva terá de superar a pressão de um estádio lotado (foram vendidos antecipadamente 21 mil ingressos) e a estreia do atacante colombiano Borja, que foi eleito o melhor jogador da América do Sul na temporada 2016, quando foi o destaque do Atlético Nacional da Colômbia no título da Libertadores da América. A delegação afeana encerrou sua preparação para a partida na manhã desta sexta-feira e viajou logo após o almoço para São Paulo, onde ficará concentrada em um hotel até o horário da partida.
Situação preocupante
A vitória sobre o Santos fez com que os torcedores da Ferroviária imaginassem uma reação imediata no Paulistão, o que não ocorreu, já que na rodada seguinte, em jogo realizado na última quarta-feira, a equipe ficou no empate por 1 a 1 com o Santo André na Fonte Luminosa.
Dos nove pontos disputados em casa, a Locomotiva faturou apenas dois, o que faz com que a equipe tenha a obrigação de buscar fora de seus domínios os pontos necessários para escapar do rebaixamento e quem sabe almejar uma das duas vagas no Grupo B. Com 5 pontos, a equipe araraquarense ocupa a 13ª colocação geral, com apenas um ponto a mais que o Linense, primeiro time da zona de rebaixamento. Dentro de sua chave, a Locomotiva ocupa a terceira posição, atrás de São Paulo (10 pontos) e Red Bull (que possui os mesmos 5 pontos, mas dois gols a mais de saldo).
Do lado adversário, o Palmeiras possui 9 pontos, é o 4º melhor colocado da classificação geral e líder do Grupo C, à frente de Novorizontino e Santo André (ambos com 6) e São Bento (1).
Ferroviária tem dúvida no meio de campo
PC de Oliveira tem apenas uma dúvida para escalar a equipe que colocará em campo neste sábado. A dúvida é justamente em uma posição que definirá a maneira da equipe atuar, já que o volante Claudinei e o meia Juninho disputam uma vaga no meio de campo. Se o primeiro for escalado, a equipe vai a campo com três volantes, o que sugere um futebol mais defensivo, com o mesmo modelo de jogo utilizado contra o Santos. Já a escalação de Juninho daria mais criatividade e velocidade na transição para o ataque, com um esquema mais aberto e ousado.
O time deve ir a campo com Matheus no gol, Willian Cordeiro e Léo Veloso nas laterais, Patrick e Leandro Amaro na zaga, com o meio de campo composto por Claudinei (ou Juninho), Flávio, Makelelê e Alan Mineiro e o ataque formado por Elder Santana e Capixaba.
Borja pode estrear, mas Felipe Melo está fora
O atacante Borja foi relacionado pelo técnico Eduardo Baptista e pode estrear pelo Verdão neste sábado. Eleito o ‘Rei das Américas’ (prêmio entregue ao melhor jogador do continente) na temporada 2016, o colombiano treinou na tarde desta sexta-feira na Academia de Futebol, e foi aprovado pelo departamento físico. O treinador Eduardo Baptista disse em entrevista coletiva que pretende utilizá-lo na partida.
O desfalque da lista foi o volante Felipe Melo, que cortou o supercílio direito e precisou fazer uma sutura de 20 pontos na região. Além do volante, o Alviverde tem como desfalque o volante Tchê Tchê (já em transição física), o lateral-direito Fabiano (coxa direita) e o meia Moisés (que operou o joelho esquerdo).
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x FERROVIÁRIA
Local: Allianz Parque, em São Paulo;
Data/Horário: Sábado, 25 de fevereiro, 16h30;
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Fábio Rogerio Baesteiro;
PALMEIRAS – Fernando Prass; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos; Michel Bastos, Guerra, Raphael Veiga e Dudu (C); Willian. Téc.: Eduardo Baptista.
FERROVIÁRIA – Matheus, Willian Cordeiro, Patrick, Leandro Amaro (C) e Léo Veloso; Claudinei (Juninho), Flávio, Makelelê e Alan Mineiro; Elder Santana e Capixaba. Téc.: PC de Oliveira.