Um divisor de águas. Assim pode ser definida a partida desta quarta-feira, 14 de fevereiro, às 19h30, quando a Ferroviária enfrentará o Santo André na Fonte Luminosa, pela sétima rodada do Paulistão 2018.
Isso porque a equipe comandada pelo técnico PC de Oliveira possui 6 pontos, na 13ª posição na classificação geral (apenas duas posições acima da zona de rebaixamento) e na quarta colocação do Grupo C atrás de Palmeiras (18 pontos), São Bento (9) e Novorizontino (8).
A situação, que parece turbulenta, pode mudar positivamente com uma vitória, que faria a equipe grená chegar aos 9 pontos, com a possibilidade de terminar a rodada na zona de classificação, caso o São Bento perca para o Corinthians em Itaquera e o Novorizontino perca ou empate com o Red Bull em Novo Horizonte. Ou seja, um resultado positivo faria a equipe entrar de vez na briga pela classificação à segunda fase. Da mesma forma, uma derrota poderia complicar o time no estadual e fazê-lo terminar até mesmo na lanterna geral, já que os dois últimos colocados – Linense e São Caetano – possuem 4 pontos.
Os dois times vêm de confrontos em casa contra equipes grandes do estadual. O Santo André venceu o Corinthians por 2 a 1 no ABC, enquanto a Ferroviária empatou com o Santos por 2 a 2 em Araraquara. Ambos possuem apenas uma vitória na competição, porém o Ramalhão possui um ponto a mais com uma campanha de uma vitória, quatro empates e uma derrota, enquanto a Locomotiva possui uma vitória, três empates e duas derrotas.
Mistério na Ferroviária
Após mais um trabalho fechado para a imprensa, o técnico araraquarense PC de Oliveira ajustou os últimos detalhes para o jogo neste feriado de Carnaval e só deve revelar sua escalação momentos antes da partida. Resta saber se ele apostará na formação utilizada nos dois últimos jogos (vitória por 2 a 1 sobre o Linense em Lins e empate por 2 a 2 com o Santos em Araraquara) ou se promoverá mudanças como o retorno do zagueiro Elton, que já está liberado pelo departamento médico, ou a entrada do atacante Léo Castro, vice-artilheiro do Paulistão com três gols. Caso esses jogadores voltem ao time, assumiriam as respectivas vagas de Patrick e Eliandro.
"É uma decisão importantíssima diante do Santo André. Ainda não vencemos times do mesmo nível que o nosso atuando dentro de casa e não podemos deixar escapar essa oportunidade. Investimos na recuperação dos nossos jogadores e esperamos realizar uma grande partida", explicou PC.
Dúvida no Santo André
Embalado pela vitória sobre o Corinthians, o técnico Sérgio Soares não terá a oportunidade de repetir sua escalação, já que tem um desfalque certo: o atacante Walterson, que levou o terceiro cartão amarelo. Lincom e Aloísio disputam a vaga e a definição do comandante só deve ser divuldada momentos antes do jogo.
"Estamos trabalhando para manter o time na elite. Faltam seis jogos, e precisamos de duas vitórias. Estudamos muito o time da Ferroviária e vamos tentar anular os pontos fortes da equipe para sairmos de lá com um grande resultado", destacou o treinador.
Público maior
A Ferroviária deve contar com um apoio maior de sua torcida nesta quarta-feira, já que a diretoria aderiu ao Programa Futebol Sustentável, iniciativa que consiste na troca de duas garrafas pet por cada ingresso e já havia sido um sucesso total em Araraquara nos jogos da semifinal e final da Copa Paulista do ano passado. Dessa vez, foram colocados à disposição 3 mil ingressos. As últimas entradas da promoção serão trocadas nesta quarta, a partir das 9 horas, na entrada do estádio.
Próximos desafios
Após encarar o Santo André, a Locomotiva fará dois jogos fora de casa, contra São Caetano no dia 17 de fevereiro no Estádio Anacleto Campanella, e São Paulo no dia 25 de fevereiro no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x SANTO ANDRÉ
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 14 de fevereiro, 19h30
Arbitragem: Vinicius Gonçalves Dias Araujo, auxiliado por Luiz Alberto Andrini Nogueira e Alberto Poletto Masseira;
FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson, Patrick, Luan e Daniel Vançan; Bruno Silva, Moacir e Velicka; Eliandro (Léo Castro), Hygor e Misael. Técnico: PC de Oliveira;
SANTO ANDRÉ – Neneca; Jonathan Bocão, Domingos, Suéliton e Paulo; Flávio, Dudu Vieira e Tinga; Joãozinho, Lincom e Hugo Cabral (Aloísio). Técnico: Sérgio Soares.
JOGOS DA 7ª RODADA
Quarta-feira, 14 de fevereiro
17h – Bragantino x Mirassol
19h30 – Ferroviária x Santo André
19h30 – Botafogo x Ponte Preta
19h30 – Santos x São Caetano
21h45 – Corinthians x São Bento
Quinta-feira, 15 de fevereiro
19h – Grêmio Novorizontino x Red Bull Brasil
21h – Palmeiras x Linense
Quarta-feira, 21 de fevereiro
21h45 – Ituano x São Paulo (jogo adiado por conta da Copa do Brasil)
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1 – Corinthians – 12 pontos
2 – Bragantino – 7 pontos
3 – Ituano – 7 pontos
4 – Linense – 4 pontos
Grupo B
1 – São Paulo – 10 pontos
2 – Ponte Preta – 8 pontos
3 – Santo André – 7 pontos
4 – São Caetano – 4 pontos
Grupo C
1 – Palmeiras – 18 pontos
2 – São Bento – 9 pontos
3 – Novorizontino – 8 pontos
4 – Ferroviária – 6 pontos
Grupo D
1 – Botafogo – 9 pontos
2 – Santos – 8 pontos
3 – Red Bull – 7 pontos
4 – Mirassol – 5 pontos
• Zona de classificação para a segunda fase
• Zona de rebaixamento
JOGOS DA FERROVIÁRIA
17 de janeiro – Quarta-feira – 17h
Red Bull Brasil 0 x 0 Ferroviária
20 de janeiro – Sábado – 21h
Ferroviária 1 x 1 Ituano
24 de janeiro – Quarta-feira – 19h30
Corinthians 2 x 1 Ferroviária
29 de janeiro – Segunda-feira – 20h
Ferroviária 1 x 2 Botafogo
5 de fevereiro – Segunda-feira – 20h
Linense 1 x 2 Ferroviária
10 de fevereiro – Sábado – 16h30
Ferroviária 2 x 2 Santos
14 de fevereiro – Quarta-feira – 19h30
Ferroviária x Santo André
17 de fevereiro – Sábado – 19h
São Caetano x Ferroviária
25 de fevereiro – Domingo – 17h
São Paulo x Ferroviária
2 de março – Sexta-feira – 19h15
Ferroviária x Mirassol
8 de março – Quinta-feira – 17h
Ferroviária x Bragantino
11 de março – Domingo – 17h
Ponte Preta x Ferroviária