InícioDestaque EsportesFerroviária: Entenda o cálculo para o acesso

Ferroviária: Entenda o cálculo para o acesso

Time pode subir com vitória na próxima rodada, mas existe uma combinação em que os 10 pontos não seriam suficientes

A Ferroviária está na reta final rumo ao acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, e a expectativa da torcida está nas alturas. O técnico Júnior Rocha fez as contas: com 10 pontos, o time estaria com um pé na Série B. Mas a matemática do futebol, como sempre, tem seus desafios. Será que essa pontuação basta? O cenário é um pouco mais complexo do que parece.

Neste quadrangular final da Série C, os oito clubes foram divididos em duas chaves. Os quatro times se enfrentam em turno e returno e os dois primeiros colocados de cada grupo subirão para a Série B de 2025.

A Locomotiva tem neste momento 7 pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota) e divide a liderança do Grupo C com o Athletic-MG, que também tem 7 pontos, porém com um saldo de quatro gols a mais. Completam a chave o Londrina-PR com 4 pontos e o Ypiranga-RS com 3.

Na próxima rodada, a Ferroviária visitará o Londrina-PR em jogo marcado para este domingo, dia 29, às 18h30. Na mesma rodada, o Athletic visitará o Ypiranga no sábado (28), às 20h. Na última rodada, o desafio afeano será contra o Ypiranga-RS no dia 5 de outubro, sábado, às 17h30, na Fonte Luminosa. Na mesma data e horário, o Athletic jogará em casa com o Londrina.

As contas para subir

Se a Ferroviária vencer o Londrina neste domingo, vai assegurar matematicamente o acesso de forma antecipada. Isso porque chegaria a 10 pontos e o Londrina não teria mais chance de chegar a essa pontuação. Como o Ypiranga já não consegue chegar a 10, apenas um time, o Athletic, poderia obter essa marca.

Outro cenário que assegura o time araraquarense na Série B seria a soma de dois empates nos dois jogos que restam, terminando o campeonato com 9 pontos. Nesta perspectiva, a Locomotiva tiraria, na próxima rodada, dois pontos do Londrina, que só poderia chegar a 8, e tiraria 2 pontos do Ypiranga, que só poderia chegar a 7.

Matemática pode ser traiçoeira

Todos os fatores apontam para uma situação favorável para a Ferroviária, porém existe um cenário em que a matemática pode ser traiçoeira com o time. Se perder para o Londrina no domingo, a Ferroviária ficaria com 7 pontos e o Londrina também chegaria a 7 pontos.

Nesse caso, o resultado da outra partida, entre Athletic e Ypiranga, faria total diferença nas contas da Ferroviária. Isso porque, se o Ypiranga vencer, chegaria a 6 pontos e só poderia chegar a 9. Assim, uma vitória simples na última rodada bastaria para a Ferroviária, já que os outros dois times que poderiam chegar a 10 (Athletic e Londrina) se enfrentarão e apenas um deles poderia atingir essa marca.

O problema se desenha no caso da Ferroviária perder para o Londrina e o Athletic vencer o Ypiranga. Nesse cenário, o Athletic chegaria na última rodada com 10 pontos e pegará o Londrina, com 7, que poderá também chegar a 10 se vencer na última rodada. Nesse caso, mesmo a Ferroviária vencendo o Ypiranga, apenas os 10 pontos não bastariam para subir, já que três times terminariam com 10 e as duas vagas de acesso seriam decididas no saldo de gols.

Esse possível desfecho cria um cenário dramático, onde a Ferroviária precisaria não apenas vencer o último jogo, mas também construir um bom saldo de gols. Isso adiciona uma camada extra de tensão para a torcida afeana, que, mesmo com uma campanha sólida, pode ver o sonho do acesso ameaçado nos detalhes finais da competição.

Cenário favorável

Assim, o melhor resultado no jogo entre Ypiranga e Athletic seria um empate ou uma vitória do Ypiranga, o que faria a Ferroviária apenas depender de si mesma na última rodada, mesmo se perder no domingo. Caso o Athletic vença na próxima rodada, é interessante para a Locomotiva que o time mineiro também vença ou empate com o Londrina na rodada seguinte, assim tiraria pontos dos outros concorrentes, ajudando o time araraquarense.

Outro cenário curioso é um que possibilitaria à Ferroviária subir com apenas um empate. Se o Athletic segurar o Ypiranga em Erechim (ganhando ou empatando) e a Ferroviária empatar com o Londrina, a Locomotiva pode até subir perdendo na última rodada, desde que o Athletic novamente contribua e vença o Londrina ou empate.

De qualquer forma, a próxima rodada torna-se crucial para manter a Locomotiva no trilho rumo à Série B.

Foto: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Notícias relacionadas

Mais lidas