Em sua estreia na Copa do Brasil 2017, a Ferroviária encara o Asa de Arapiraca (AL) em jogo marcado para as 20h30 desta quarta-feira, 8 de fevereiro, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. E o primeiro compromisso oficial da equipe em casa em 2017 promete ser carregado de emoção, já que o time grená precisará vencer para seguir adiante na competição.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que organiza a Copa do Brasil, estipulou novas regras para a edição 2017 e a primeira delas é que a primeira fase passa a ser disputada em jogo único, onde a equipe melhor posicionada no Ranking Nacional de Clubes da CBF terá a vantagem do empate para garantir a classificação, mas o confronto será na casa do time que estiver em posição inferior no ranking.
Assim, o time alagoano terá a vantagem do empate em Araraquara. Quem passar terá pela frente o vencedor do duelo entre Vitória da Conquista (BA) e Coritiba. Entretanto, na segunda fase, caso passe, a Ferroviária atuará fora de casa e sem a vantagem do empate, visto que a igualdade no marcador levará a decisão para a disputa por pênaltis.
Terceira participação
A Ferroviária disputará a Copa do Brasil pela terceira vez em sua história. A primeira foi em 2007, quando conquistou a vaga com o título da Copa Paulista do ano anterior. Na ocasião, a equipe comandada pelo técnico Édison Só foi eliminada pelo Juventude (RS) na primeira fase após vencer em casa por 3 a 1 e perder em Caxias do Sul por 2 a 0.
No ano passado, a Locomotiva teve sua segunda participação. A vaga foi conquistada com o título da Série A2 de 2015. Na primeira fase, a Locomotiva eliminou o Salgueiro de Pernambuco com uma vitória em casa por 1 a 0 e um empate fora por 1 a 1. Na segunda fase, já sob o comando de Antônio Picoli, o time travou um duelo emocionante com o Fluminense na Fonte Luminosa e mesmo com um jogador a menos, empatou por 3 a 3. Mas o duelo de volta, em território carioca, o Tricolor das Laranjeiras levou a melhor por 3 a 0.
Buscando recuperação
Na edição 2017, a Ferroviária conquistou a vaga com o vice-campeonato da Copa Paulista do ano passado. Picoli espera corrigir os erros apresentados na estreia do Paulistão, onde o time araraquarense perdeu para a Ponte Preta por 2 a 1 no último domingo em Campinas.
O time grená terá três mudanças em relação à escalação que atuou no Moisés Lucarelli. O técnico Picoli deve colocar Jonathan (foto) na lateral no lugar de Willian Cordeiro, Patrick na vaga de Luan na zaga e Capixaba no lugar de Alan Mineiro no meio.
Adversário invicto no ano
Adversário da Ferroviária nesta quarta, o Asa entrará em campo embalado. O time comandado pelo técnico Maurílio Silva tem 100% de aproveitamento no Campeonato Alagoano, com três vitórias e três jogos.
A delegação viajou na última segunda-feira e ontem realizou um treinamento no campo de Silvânia, onde o treinador acertou os últimos detalhes para o duelo na Fonte. Para o compromisso desta quarta, ele contará com o retorno de Leanderson, André Lima e Nata, que não atuaram na última rodada do Alagoano.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA X ASA (AL)
Local: Arena Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 8 de fevereiro, 20h30;
Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fabio Pereira e Natal da Silva Ramos Júnior (todos de Tocantins).
FERROVIÁRIA – Matheus; William Cordeiro, Luan, Leandro Amaro e Sávio; Flávio, Claudinei, Juninho e Alan Mineiro; Tiago Marques e Elder Santana. Técnico: Antônio Picolli.
ASA – Cetin; Douglas Gonçalves, Eron, André Lima e Airton; Mazinho, Nata, Leanderson, Doda e Téssio; Leandro Kível. Técnico: Maurílio Silva