Chegou o dia tão aguardado pelo torcedor da Ferroviária, que voltará a ver seu time em campo por uma divisão do Campeonato Brasileiro. A participação na Série D, quarto nível do futebol nacional, terá início neste sábado, 21 de abril, às 19 horas, quando a Locomotiva receberá o Novo Hamburgo-RS na Fonte Luminosa.
A competição reúne 68 equipes de todos os estados do Brasil. Esses times foram separados em 17 grupos com quatro agremiações cada. Após os quatro times de cada chave se enfrentarem em turno e returno, avançarão à segunda fase todos os primeiros colocados e os 15 melhores segundos. Daí em diante, os clubes se enfrentam no sistema eliminatório com jogos de ida e volta. Serão seis fases até que seja conhecido o grande campeão da Série D 2018, que promoverá quatro times à Série C de 2019. Ferroviária e Novo Hamburgo compõem o Grupo A16, que conta ainda com Tubarão-SC de Cianorte-PR.
Time diferente
Antes mesmo de encerrar sua participação no Paulistão e no Troféu do Interior, a Ferroviária iniciou uma reformulação em seu elenco visando a disputa da competição nacional. Como a maioria de seus destaques acertaram com equipes das séries A e B do Brasileiro, restou à diretoria buscar reforços que se destacaram nas séries A2 e A3 do Campeonato Paulista.
Ao todo, apenas 13 atletas do Paulistão permaneceram no time. Foram contratados 12 reforços, enquanto quatro voltaram de empréstimo. Assim, o atual elenco é composto por 29 atletas. Entre os nomes mais experientes estão o zagueiro Luan, titular e líder da equipe desde a conquista da Série A2 de 2015, e o atacante Gilsinho, que foi contratado há duas semanas e possui passagens por Corinthians, Sport e pelo futebol japonês.
Incógnita na escalação
Por conta dos treinos fechados para a imprensa, não se sabe qual o time que vai a campo neste sábado, mas o técnico PC de Oliveira assegura que o modelo de jogo será seguido pelas novas peças do grupo. Para o comandante, o resultado neste jogo de estreia irá ditar a mentalidade para a sequência do torneio. “Na conta que estamos fazendo, talvez nove pontos não seja o suficiente pelo fato de a nossa chave ser muito equilibrada. Então perder pontos em casa é praticamente abandonar a chance de classificação. Estamos jogando esse jogo como o mais importante da fase para nós. Precisamos vencer esse compromisso, não a qualquer custo, mas jogando, construindo a vitória e fazendo o necessário para ganhar”, explicou.
Durante a preparação, a equipe araraquarense realizou apenas um jogo-treino, onde venceu por 1 a 0 o Novorizontino, time comandado pelo técnico araraquarense Ito Roque e que também disputará a Série D. O jogo foi realizado na Fonte Luminosa e o gol foi marcado por Felipe Ferreira.
O adversário
Conhecido como Nóia, o Novo Hamburgo é o time da cidade homônima, que fica localizada a 30 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A equipe viveu um grande momento de sua história no ano passado, quando sagrou-se campeã gaúcha ao bater o Internacional na final e o Grêmio na semi.
Neste ano, porém, o Novo Hamburgo teve uma participação turbulenta no Gauchão e escapou do rebaixamento na última rodada, contando ainda com uma combinação de resultados para não amargar a queda. O desempenho resultou em mudanças não só no elenco como também na diretoria de futebol.
De olho no acesso à Série C, o time gaúcho passou por uma reformulação parecida com a da Ferroviária, inclusive com o mesmo número de 12 atletas contratados. O destaque fica para a dupla de ataque formada por Branquinho, que já passou por diversos times do futebol paulista, e João Paulo, que se destacou no ano passado na conquista do título gaúcho pelo Novo Hamburgo e retornou recentemente para a disputa da Série D.
Próximos desafio
Depois da partida deste sábado, a Ferroviária fará dois jogos seguidos fora de casa. Enfrentará o Cianorte no domingo, dia 29, no Paraná, e o Tubarão no dia 12 de maio, em Santa Catarina.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x NOVO HAMBURGO-RS
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.
Data/Horário: Sábado, 21 de abril, 19h.
Arbitragem: Devarly Lira do Rosario, auxiliado por Leonardo Mendonça e Edson Glicério dos Santos (todos do ES)
FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Vinicius, Elton, Luan e Bruno Ré; Caique, Matheus Cancian, Ikaro e Felipe Ferreira; Gilsinho e Lucas Douglas. Técnico: PC de Oliveira.
NOVO HAMBURGO – Nicolas; Maicon, Léo Dagostini, Ricardo Thalheimer e Márcio Goiano; Rudiero, Fidélis, Preto e Juninho; Branquinho e João Paulo. Técnico: Paulo Henrique Marques.