A Ferroviária inicia nesta quarta-feira a sua trajetória no Campeonato Paulista da Série A1. O time araraquarense fará sua estreia no estadual mais competitivo do país às 17 horas, quando entrará no gramado do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, para enfrentar o Red Bull Brasil pela primeira rodada.
A equipe grená vem comandada pelo técnico PC de Oliveira, que no ano passado conquistou as duas principais metas da diretoria e da torcida, que eram de manter o time na elite estadual e conquistar a vaga na Série D com o título da Copa Paulista. Para 2018, o treinador não esconde que o principal objetivo é conquistar a classificação no Paulistão e posteriormente o acesso à Série C.
A missão, no entanto, promete ser complicada, já que a Locomotiva é uma das equipes de menor investimento financeiro entre as 16 participantes da competição. Isso não abala o treinador, que aposta na organização estrutural dentro e fora de campo para almejar voos mais altos e evitar o sofrimento das duas últimas edições do Paulistão, onde a Ferroviária brigou até a última rodada para escapar do rebaixamento.
Preparação e formação do elenco
PC, que assumiu o comando da equipe em fevereiro do ano passado e obteve vitórias importantes sobre Santos e Corinthians antes de salvar o time da queda, utilizou a Copa Paulista para iniciar seu planejamento para o Paulistão deste ano. Com o título conquistado, grande parte do elenco conquistou a confiança do treinador e seguiu integrando o grupo para o estadual. Assim, foram mantidos os goleiros Tadeu e Gustavo Fraga, os laterais Alisson e Daniel Vançan, os zagueiros Patrick e Luan, os meio-campistas Elton, Íkaro, Elvis (além de Fábio Souza, que voltou de empréstimo) e os atacantes Léo Castro, Hygor, Damasceno e Caio Mancha.
Os reforços contratados foram o goleiro Gabriel Leite, o lateral Diogo Mateus, o zagueiro Bruno Silva, os meio-campistas Moacir, Caíque, Velicka, João Cleriston, e os atacantes Eliandro, Misael e Welinton Júnior.
Entre esses nomes, três ainda não foram inscritos por não estarem em condições físicas ideais: Velicka, João Cleriston e Caio Mancha. Outra perda importante ocorreu durante a pré-temporada, quando Morais, meia que chegou para vestir a camisa 10, pediu seu desligamento do elenco.
Assim, apenas dois reforços devem compor a equipe titular nesta quarta: Bruno Silva e Welinton Júnior. A equipe titular deve ser formada com Tadeu no gol, Alisson e Daniel Vançan nas laterais, Luan e Elton na zaga, Bruno Silva, Íkaro, Elvis no meio e o ataque composto por Welinton Júnior, Hygor e Léo Castro.
Três testes
A Locomotiva realizou três jogos-treino para o Paulistão, todos no CT HWT Sports, em Bragança Paulista, onde a equipe realizou sua pré-temporada. O desempenho foi de um empate (1 a 1 com o Audax/Osasco) e duas vitórias (3 a 1 sobre a Inter de Limeira e 3 a 1 sobre o Rio Branco de Americana).
Assunto que preocupa
Um assunto que vem preocupando a comissão técnica, diretores e torcedores da Ferroviária é o julgamento do recurso referente à perda de três mandos de campo por conta de incidentes ocorridos na final da Copa Paulista. O julgamento ainda não foi marcado, então tudo indica que o primeiro jogo da Locomotiva em casa, marcado para o próximo sábado, às 21 horas, contra o Ituano, será realizado na Fonte Luminosa, visto que a alteração do local da partida só pode ocorrer pelo menos uma semana antes de sua realização. As partidas seguintes, no entanto, ainda são uma incógnita.
Outra alternativa cogitada nos bastidores é de o time cumprir as perdas de mandos em jogos da própria Copa Paulista, uma vez que a diretoria já confirmou sua participação na edição 2018 do torneio em que é a atual campeã. Com o investimento focado no Paulistão e na Série D, a Ferroviária disputaria a Copa Paulista com o time sub-20. O assunto deve ter seu desfecho nos próximos dias.
Regulamento do Paulistão
A Ferroviária compõe o Grupo C ao lado de Palmeiras, Novorizontino e São Bento, o que significa que ela não enfrentará essas equipes na primeira fase, mas concorrerá com elas na luta pela classificação para a etapa de mata-mata do torneio. O Grupo 1 conta com Corinthians, Linense, Ituano e Bragantino. O Grupo B é composto por São Paulo, Ponte Preta, Santo André e São Caetano. Já o Grupo D é formado por Santos, Botafogo, Mirassol e Red Bull.
O sistema de disputa será o mesmo deste ano, com 16 clubes divididos em quatro chaves, onde cada equipe enfrentará apenas os times dos outros grupos, fazendo cada uma um total de 12 jogos. O líder e o vice-líder de cada grupo avançará às quartas de final, enquanto serão rebaixados os dois times que somarem o menor número de pontos independente da chave. As fases de mata-mata (quartas, semi e final) serão disputadas em jogos de ida e volta.
LEIA TAMBÉM:
• PC de Oliveira fala sobre a estreia afeana no Paulistão
• Confira os detalhes sobre cada equipe do Paulistão 2018
• Confira reforços anunciados pelas equipes do Paulistão
• Ferroviária vence em seu 3º teste para o Paulistão
• Ferroviária vence no segundo jogo-treino
• Ferroviária empata em seu primeiro jogo-treino
• Ferroviária inicia preparação em Bragança Paulista
• Ferroviária inicia preparação para 2018
• Ferroviária é punida com multa e perda de três mandos
• Ferroviária é bicampeã da Copa Paulista
FICHA TÉCNICA
RED BULL x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas;
Data/Horário: Quarta-feira, 17 de janeiro, 17h;
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araujo, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Rogério Pablos Zanardo.
Transmissão: Rádio Cultura (AM790) e SporTV.
RED BULL – Julio Cesar; Everton Silva, Tiago Alves, Anderson Marques e Allan Vieira; Doriva, André Castro e Eder; Eder Luis, Railan e Edmilson. Técnico: Ricardo Catalá.
FERROVIÁRIA – Tadeu, Alisson, Luan, Elton e Daniel Vançan; Bruno Silva, Íkaro e Elvis; Welinton Júnior, Hygor e Léo Castro. Técnico: PC de Oliveira.
JOGOS DA FERROVIÁRIA
17 de janeiro – Quarta-feira – 17h
Red Bull Brasil x Ferroviária
20 de janeiro – Sábado – 21h
Ferroviária x Ituano
24 de janeiro – Quarta-feira – 19h30
Corinthians x Ferroviária
29 de janeiro – Segunda-feira – 20h
Ferroviária x Botafogo
2 de fevereiro – Sexta-feira – 19h15
Linense x Ferroviária
8 de fevereiro – Quinta-feira – 19h30
Ferroviária x Santos
14 de fevereiro – Quarta-feira – 19h30
Ferroviária x Santo André
18 de fevereiro – Domingo*
São Caetano x Ferroviária
25 de fevereiro – Domingo*
São Paulo x Ferroviária
4 de março – Domingo*
Ferroviária x Mirassol
7 de março – Quarta-feira*
Ferroviária x Bragantino
11 de março – Domingo*
Ponte Preta x Ferroviária
* Datas e horários que serão definidos em breve
CLIQUE AQUI para conferir todos os jogos da primeira fase