A Ferroviária conquistou sua primeira vitória no Paulistão 2020 ao bater o Oeste por 5 a 1 em jogo realizado debaixo de muita chuva no final da tarde deste sábado (1) na Arena Barueri, casa do adversário, pela quarta rodada do estadual. O destaque da partida foi o atacante Felipe Ferreira, que marcou três gols e foi o responsável pela jogada que terminou no gol-contra de Bruno Bispo, que também fez outro gol-contra.
Após perder dois jogos e empatar um nas rodadas anteriores, a Locomotiva do técnico Sérgio Soares chega aos 4 pontos e se iguala em pontos aos líderes do Grupo D – Guarani e Corinthians -, que ainda jogam na rodada. Completa a chave o Red Bull Bragantino, com 2 pontos. Com dois gols a mais que o Corinthians, a equipe araraquarense dorme na vice-liderança da chave e dentro da zona de classificação.
A Ferroviária do técnico Sérgio Soares voltará a campo no próximo sábado, dia 8, quando fará seu segundo jogo seguido fora de casa, contra o Água Santa em Diadema. O time voltará a jogar em casa somente no dia 16, um domingo, contra o Santos.
Chuva atrasou a partida
O jogo deste sábado começou com meia hora de atraso por causa da forte chuva que caiu sobre Barueri e alagou o gramado. Meia hora antes da partida, as equipes chegaram a subir para o campo para o aquecimento, porém retornaram ao vestiário por não ter condições de realizar a atividade. No aquecimento no vestiário, o zagueiro afeano Carlão sentiu dores e foi substituído por Max.
Às 16h30, horário da partida, o árbitro Lucas Canetto Bellote e seus assistentes fizeram uma nova vistoria e constataram que o campo não teria condições de receber o jogo naquele momento. Como o regulamento prevê a espera de meia hora para oficializar o adiamento da partida, foi realizado o protocolo oficial, com as equipes em campo para a execução do hino nacional. Funcionários do Oeste conseguiram tirar parte da água do gramado com rodos e a partida teve início às 17 horas.
Primeiro tempo em campo alagado
Com muita dificuldade de fazer a bola rolar no gramado molhado, a primeira oportunidade do jogo surgiu em um chute de longe de Matheus Jussa, que parou em uma grande defesa do goleiro afeano Saulo, que se esticou e espalmou para tirar de seu ângulo esquerdo. A Ferroviária assustou aos 16, quando Claudinho pegou uma sobra na entrada da área e acertou uma bomba que desviou na zaga antes de sair pela linha de fundo. Aos 25, a Locomotiva chegou muito perto de abrir o placar. Tony cobrou falta na segunda trave, onde Rayan escorou para o meio e Felipe Ferreira cabeceou de frente para o gol, mas o goleiro Caíque França espalmou para cima do travessão.
Mas aos 27, a Ferroviária abriu o marcador. Tony fez um longo cruzamento pelo lado direito e Felipe Ferreira apareceu sozinho na área para desviar de cabeca e acertar o lado direito do goleiro: 1 a 0!
O Oeste empatou aos 35, quando a bola foi lançada no lado esquerdo da área, onde o zagueiro afeano Rayan não alcançou. Marlon dominou e cruzou rasteiro para João Paulo tocar para o gol: 1 a 1.
Aos 41, o time araraquarense teve outra boa chance quando o goleiro do Oeste dividiu a bola pelo alto e ela sobrou na entrada da área para Felipe Ferreira, que chutou rasteiro para fora.
Nos acréscimos da etapa inicial, a Ferroviária fez o segundo gol em uma jogada muito bem construída. Lucas Mendes recebeu pelo lado direito e passou na entrada da área para Claudinho, que deu uma boa assistência para Felipe Ferreira dominar – com o braço, em lance não visto pelo árbitro – e bater rasteiro no canto esquerdo do goleiro: 2 a 1!
Segundo tempo com goleada
A Ferroviária voltou para o segundo tempo sem alterações e marcou o gol logo aos 6 minutos, novamente com Felipe Ferreira. Felipe Mateus fez um longo lançamento para Claudinho, que conduziu pelo lado direito, cortou para o meio e bateu forte. O goleiro Caíque França espalmou para o meio da pequena área, onde Felipe Ferreira pegou a sobra para bater de primeira e ampliar: 3 a 1!
Aos 16, a Locomotiva chegou ao seu quarto gol. Bruno Recife lançou na ponta esquerda para Felipe Ferreira, que cruzou rasteiro na pequena área, onde o zagueiro Bruno Bispo desviou de carrinho contra o próprio gol: 4 a 1!
O time araraquarense quase fez o quinto aos 19 com uma bela triangulação que foi concluída com um chute de Hygor que passou por cima do travessão. Aos 37, Hygor perdeu um gol incrível quando o goleiro Caíque França deu outro rebote para o meio da área e o atacante afeano, de frente para o gol, cabeceou por cima do travessão.
A Locomotiva ampliou com outro gol-contra do zagueiro Bruno Bispo, que tentou interceptar um cruzamento aos 40 minutos e encobriu o próprio goleiro: 5 a 1!
FICHA TÉCNICA
OESTE 1 x 5 FERROVIÁRIA
Local: Arena Barueri, em Barueri-SP;
Data/Horário: Sábado, 1º de fevereiro de 2020;
Arbitragem: Lucas Canetto Bellote, auxiliado por Vladimir Nunes da Silva e Leonardo Tadeu Pedro;
Público: 613 torcedores;
Cartões amarelos: Roberto e Lídio (Oeste); Fellipe Mateus(Ferroviária);
Gol: João Paulo (35' do 1T) para o Oeste; Felipe Ferreira (27', 45 do 1T e 6' do 2T), Bruno Bispo – contra (16' e 40' do 2T) para a Ferroviária;
OESTE – Caíque França; Éder Sciola (Betinho), Lídio, Bruno Bispo e Alyson; Mantuan, Matheus Jussa e Mazinho; Roberto (Bruno Gonçalves), João Paulo e Marlon (Di Paula). Técnico: Renan Freitas;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Mendes, Rayan, Max e Bruno Recife; Mazinho, Tony, Fellipe Mateus (Caio Rangel) e Claudinho; Hygor (Yuri) e Felipe Ferreira (Higor Meritão). Técnico: Sérgio Soares.
JOGOS DA 4ª RODADA
Sábado, 1º de fevereiro
16h30 – Oeste 1 x 5 Ferroviária
Domingo, 2 de fevereiro
11h – Água Santa x Ituano
11h – Corinthians x Santos
16h – Red Bull Bragantino x Palmeiras
19h – Guarani x Santo André
Segunda-feira, 3 de fevereiro
17h – Inter de Limeira x Ponte Preta
20h – Botafogo x Mirassol
20h – São Paulo x Novorizontino
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
1º) Santos – 7 pontos
2º) Ponte Preta – 6 pontos
3º) Oeste – 3 pontos
4º) Água Santa – 0 ponto
GRUPO B
1º) Santo André – 9 pontos
2º) Palmeiras – 7 pontos
3º) Novorizontino – 7 pontos
4º) Botafogo – 1 ponto
GRUPO C
1º) São Paulo – 7 pontos
2º) Inter de Limeira – 3 pontos
3º) Mirassol – 3 pontos
4º) Ituano – 1 ponto
GRUPO D
1º) Guarani – 4 pontos (1V, 3 SG, 6GP)
2º) Ferroviária – 4 pontos (1V, 2SG, 8GP)
3º) Corinthians – 4 pontos (1V, 2SG, 6GP)
4º) Red Bull Bragantino – 2 pontos (0V, -1SG, 0GP)
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Quinta-feira, 23 de janeiro, 16h30
Ferroviária 1 x 1 Mirassol
Domingo, 26 de janeiro, 19h
Santo André 2 x 1 Ferroviária
Quarta-feira, 29 de janeiro, 21h30
Ferroviária 1 x 2 São Paulo
Sábado, 1º de fevereiro, 17h
Oeste 1 x 5 Ferroviária
Sábado, 8 de fevereiro, 15h
Água Santa x Ferroviária
Domingo, 16 de fevereiro, 19h
Ferroviária x Santos
Sábado, 22 de fevereiro, 19h
Ponte Preta x Ferroviária
Domingo, 1º de março, 16h
Ferroviária x Botafogo
Sábado, 7 de março, 16h
Palmeiras x Ferroviária
Sábado, 14 de março, 16h30
Ferroviária x Novorizontino
Sexta-feira, 20 de março, 21h30
Ituano x Ferroviária
Quarta-feira, 1º de abril, 21h30
Ferroviária x Inter de Limeira