A Ferroviária inicia oficialmente a temporada 2025 nesta quarta-feira (15), às 19h30, quando entrará no gramado da Arena Plínio Marin, em Votuporanga, para enfrentar o Votuporanguense pela primeira rodada do Campeonato Paulista da Série A2, competição que disponibiliza duas vagas para a elite do futebol estadual de 2026. O jogo terá transmissão ao vivo pelo canal Paulistão no Youtube.
O elenco comandado pelo técnico Júnior Rocha inicia a competição com uma base vinda do grupo que conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, como os goleiros Filipe e Léo Wall; os laterais Lucas Rodrigues e Edson Lucas; os zagueiros Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Jackson; os meio-campistas Paulinho Santos, Ricardinho, Juninho e Cássio Gabriel; e os atacantes Denilson, Vitor Barreto, Cauã Aguiar, Thayllon e Quirino. O atacante Luis Henrique também integra o elenco, mas se encontra no departamento médico, com previsão de retorno para dois meses.
A equipe também perdeu peças importantes como o goleiro Saulo, o zagueiro Maycon, o lateral-esquerdo Igor Fernandes, os volantes Pablo Gabriel, Xavier e os atacante Carlão e Thailor. Para recompor essas lacunas, reforçaram a equipe o zagueiro João Paulo (que volta de empréstimo da Chapecoense), o lateral-esquerdo Zé Mário (que conquistou o acesso à Série A com o Mirassol), o volante Ian Luccas (revelado pela Ferroviária e que estava no Cruzeiro), o volante Tarik (vindo da Chapecoense), o meia Alencar (vindo do Retrô-PE) e o atacante Ronaldo (vindo do Operário-PR). O treinador também deve integrar alguns jogadores que se destacarem na Copa São Paulo de Juniores.
Dúvidas na zaga e no ataque
Júnior Rocha pode ter um desfalque importante para a estreia na Série A2. O atacante Vitor Barreto, um dos destaques da equipe nas duas últimas temporadas, se recupera de uma canelite, também conhecida como síndrome de estresse tibial medial, que é uma inflamação que afeta o osso da canela (tíbia).
O jogador está na fase de transição, que é o período de preparação física para o retorno aos gramados. Caso não tenha condições de jogo, seu provável substituto será Thayllon. Outra dúvida do técnico Júnior Rocha está na defesa, com Jackson e João Paulo brigando pela titularidade.
Assim, o time que deve ir a campo será com Léo Wall no gol; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Jackson (ou João Paulo) e Edson Lucas no setor defensivo; o meio de campo composto por Ricardinho, Ian Luccas e Cássio Gabriel; e o ataque com Thayllon (ou Vitor Barreto), Juninho e Quirino.
Adversário reformulado
Campeão da Série A3 e vice da Copa Paulista do ano passado, o Votuporanguense manteve o treinador Rogério Corrêa e reformulou grande parte do grupo de jogadores. Chegaram os goleiros Jean Carlos e Luiz Carlos, os laterais Mizael Almeida e Júlio César, os meio-campistas Pedrinho, Dener e Derick, além dos atacantes Gabriel Amaral, Rayan Bonfim, Luan Santos, Anderson Cordeiro e Jefinho. O clube também trouxe de volta o atacante Edson Carvalho, que foi o autor do gol do título do CAV na Série A3.
Regulamento
A Série A2, que mantém a fórmula de disputa dos últimos anos, tem início em 15 de janeiro, data de final prevista para 6 de abril e terá transmissão do canal do Paulistão no YouTube e da TV Cultura.
Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentam em turno único classificando as oito melhores às quartas de final, quando se enfrentam em jogos eliminatórios até a decisão dos acessos e do título. Em caso de igualdade nos placares nas fases de mata-mata, a decisão será sempre nos pênaltis.
Próxima rodada
Depois do jogo desta quarta, a Ferroviária terá dois compromissos seguidos em casa. A equipe voltará a campo neste domingo (19), às 17 horas, na Fonte Luminosa, contra o Oeste, e na terceira rodada enfrentará o Ituano na quarta-feira (22), às 19 horas.
FICHA TÉCNICA
VOTUPORANGUENSE x FERROVIÁRIA
Local: Arena Plínio Marin, em Votuporanga;
Data/Horário: Quarta-feira, 15 de janeiro, 19h30;
Arbitragem: Salim Fende Chavez, auxiliado por Diego Morelli de Oliveira e Mauro André de Freitas;
VOTUPORANGUENSE – Luiz Carlos; Mizael, Amorim, Léo Paraíso e Frank;
Bady, Dérick e Pedrinho (John Egito); Nando, Ryan e Jefinho. Técnico: Rogério Corrêa;
FERROVIÁRIA – Léo Wall, Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Jackson (João Paulo) e Edson Lucas; Ricardinho, Ian Luccas e Cássio Gabriel; Thaillon (ou Vitor Barreto), Juninho e Quirino. Técnico: Júnior Rocha.
Fotos: Luis Miguel Ferreira/ Ferroviária SAF
JOGOS DA 1ª FASE DA A2 DE 2025
Rodada 1
15 de janeiro, quarta-feira, 19h30
Votuporanguense x Ferroviária
Rodada 2
19 de janeiro, domingo, 17h
Ferroviária x Oeste
Rodada 3
22 de janeiro, quarta-feira, 19h
Ferroviária x Ituano
Rodada 4
25 de janeiro, sábado, 15h
Capivariano x Ferroviária
Rodada 5
29 de janeiro, quarta-feira, 19h
Ferroviária x Taubaté
Rodada 6
2 de fevereiro, domingo, 10h
Juventus x Ferroviária
Rodada 7
5 de fevereiro, quarta-feira, 19h
Ferroviária x Primavera
Rodada 8
9 de fevereiro, domingo, 17h
Ferroviária x Santo André
Rodada 9
12 de fevereiro, quarta-feira, 19h30
Linense x Ferroviária
Rodada 10
16 de fevereiro, domingo, 17h
Ferroviária x São José
Rodada 11
19 de fevereiro, quarta-feira, 20h
XV Piracicaba x Ferroviária
Rodada 12
23 de fevereiro, domingo, 17h
Ferroviária x Portuguesa Santista
Rodada 13
26 de fevereiro, quarta-feira, 19h30
São Bento x Ferroviária
Rodada 14
1º de março, sábado, 15h
Rio Claro x Ferroviária
Rodada 15
8 de março, sábado, 15h
Ferroviária x Grêmio Prudente
Quartas de Final: 16 e 19 de março
Semifinal: 23 e 30 de março
Final: 2 e 6 de abril
Clique aqui para conferir a tabela completa
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.