InícioEsporteFerroviária integra goleiros da base e do profissional

Ferroviária integra goleiros da base e do profissional

Trabalho faz com que os garotos vivenciem o ambiente de preparação de um jogo na Fonte Luminosa

Para o torcedor afeano que vai à Fonte Luminosa, têm sido natural deparar-se com os goleiros das categorias de formação auxiliando a equipe profissional antes das partidas da Ferroviária. Dentro dos processos de integração implementados pela comissão técnica, o trabalho com os arqueiros vem se tornando um grande diferencial.

A atividade visa estreitar a relação entre os atletas da base com o profissional, para que estes, vivenciem o ambiente de preparação de um jogo na Fonte Luminosa, além do crescimento profissional.

Os atletas iniciam a atividade com a chegada no vestiário, interagindo com os outros goleiros. Depois, participam do aquecimento pré-jogo e acompanham a partida junto ao treinador de goleiros da categoria. Após o jogo, atletas e treinadores analisam a partida e compartilham informações.

“A preparação é tão importante quanto o jogo. É um projeto que surgiu em conjunto com os demais treinadores de goleiros do clube, com o intuito de aproximar a relação dos atletas da base com o profissional, para que amadureçam, cresçam e saibam o que significa jogar na Ferroviária”, explica Gustavo Moino, treinador de goleiros da equipe principal da AFE.

Do início da Copa Paulista até aqui, a Ferroviária disputou cinco jogos em Araraquara. Em todos eles, atletas do sub-15 e do sub-17 participaram das atividades. Segundo o treinador de goleiros do Sub-15, uma experiência fantástica para os garotos.

“O retorno é muito positivo. Eles comentam sobre o ambiente pré-jogo, concentração, aquecimento e atitude. É um processo muito bacana e uma experiência fantástica. Além do fato deles estarem dentro do ambiente de jogo, que é algo muito novo para eles”, analisa Leandro Becastro.

Além do ganho individual para os atletas, clube e treinadores também se beneficiam. Em reuniões quinzenais entre as categorias profissional, sub-15, sub-17 e feminino, os treinadores definem (em conjunto) a estruturação de integração dos atletas e a capacitação interna. As discussões agregam valor ao trabalho e norteiam novas metodologias e conceitos, segundo explicam os treinadores. Segundo o treinador de goleiros da categoria sub-17, Luiz Fernando, que já foi atleta profissional, a atividade é um diferencial da Ferroviária.

“Aproximar a base do profissional é um grande passo. Quando eu jogava, via o profissional muito distante da base. Quando me tornei treinador de goleiros, eu sempre quis isso, ter essa aproximação, essa vivência, e buscar quebrar a distância que existe entre as categorias. O atleta se sente importante. Essa aproximação é muito boa tanto na parte pessoal quanto profissional. Além dos ganhos para o clube, que visa formar grandes goleiros”, destacou.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas