Após estrear no Campeonato Brasileiro da Série D com uma derrota por 3 a 0 para o Uberlândia, a Ferroviária volta a campo neste domingo (13) para encarar outro time mineiro, a Caldense, em busca de sua primeira vitória na competição nacional. O confronto está marcado para as 16 horas no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas-MG.
Do outro lado, a Locomotiva terá pela frente um time que estreou com uma vitória fora de casa por 2 a 1 sobre o Rio Branco-ES, resultado que o coloca em terceiro lugar do Grupo A6, enquanto a equipe de Araraquara é a sétima colocada.
Para o compromisso deste domingo, o técnico afeano Elano Blumer contará com alguns reforços que foram apresentados durante a semana, como o zagueiro Roger Bernardo, lateral esquerdo Bruno Santos, o meia Alisson Taddei e o atacante Ramon. Além deles, o time conta com o retorno do atacante Léo Castro, que retorna de empréstimo do São Bernardo, onde conquistou o acesso e título da Série A2 do Campeonato Paulista.
O comandante afeano explicou que o trabalho realizado durante a semana foi proveitoso para promover uma melhora no time. “Temos feito uma semana boa. Precisamos evoluir em algumas questões, foi conversado bastante. Estamos aqui para corrigir, num processo de formação. Nós temos uma equipe qualificada e estamos indo para Minas Gerais em busca da primeira vitória. Respeitamos demais a Caldense, mas nós temos que ir em busca do nosso trabalho”, disse.
Após o compromisso deste domingo, a Ferroviária voltará a campo no próximo sábado (19), às 17 horas, contra o Rio Branco de Venda Nova-ES, em jogo que marcará o retorno do time à Fonte Luminosa após a manutenção no gramado.
Regulamento
Na primeira fase da Série D, os 64 clubes são divididos em oito grupo com oito times cada. A Locomotiva integra o Grupo A6 da Série D ao lado de Água Negra-MS, Boa-MG, Patrocinense-MG, Caldense-MG, Rio Branco-ES e Rio Branco de Venda Nova-ES.
Dentro de cada chave, todos se enfrentam em turno e returno, totalizando 14 jogos. Os quatro melhores classificados em cada grupo avançam para o mata-mata, que começa com 32 equipes na Segunda Fase.
Em confrontos eliminatórios com partidas de ida e volta, o chaveamento segue até a grande final, que está marcada para os dias 7 e 14 de novembro. Os quatro clubes que alcançarem as semifinais garantem as vagas para o Campeonato Brasileiro Série C 2020.
FICHA TÉCNICA
CALDENSE-MG x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas-MG;
Data/Horário: Domingo, 13 de junho, 16h;
Arbitragem: Augusto Domingos Borges Ortega (MS), auxiliado por Pablo Almeida da Costa (MG) e Magno Arantes Lira (MG);
CALDENSE – João Paulo; Rafael Peixoto, João Pedro, Rodolfo e Geisandro; Guilherme Borges, Steylon e Denílson; Caio Ribeiro, Luan Gabriel e Mariotto. Técnico: Marcus Grippi;
FERROVIÁRIA – Saulo; Bernardo, Guilherme Mattis, Bruno Leonardo e Lucas Hipólito; Rodrigo Yuri, PH, David Lazari (Yuri) e Victor Paraíba (Guilherme Bala); Gleyson (Léo Castro) e Júlio Vitor. Técnico: Elano.
JOGOS DO PRIMEIRO TURNO
1ª rodada
5 de junho, sábado, 17h
Ferroviária 0 x 3 Uberlândia
2ª rodada
13 de junho, domingo, 16h
Caldense x Ferroviária
3ª rodada
19 de junho, sábado, 17h
Ferroviária x Rio Branco VN
4ª rodada
27 de junho, domingo, 15h
Rio Branco de Vitória x Ferroviária
5ª rodada
3 de julho, sábado, 17h
Ferroviária x Águia Negra
6ª rodada
10 de julho, sábado, 17h
Ferroviária x Patrocinense
7ª rodada
17 de julho, sábado, 17h
Boa Esporte x Ferroviária
JOGOS DO SEGUNDO TURNO
(Datas e horários a definir)
8ª rodada – 24 ou 25 de julho
Ferroviária x Boa Esporte
9ª rodada – 31 de julho ou 1º de agosto
Patrocinense x Ferroviária
10ª rodada – 7 ou 8 de agosto
Águia Negra x Ferroviária
11ª rodada – 14 ou 15 agosto
Ferroviária x Rio Branco de Vitória
12ª rodada – 21 ou 22 de agosto
Rio Branco VN x Ferroviária
13ª rodada – 28 ou 29 de agosto
Ferroviária x Caldense
14ª rodada – 4 ou 5 de setembro
Uberlândia x Ferroviária