A Ferroviária terá um importante desafio nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, às 20 horas, quando enfrentará o Linense no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, pelo encerramento da quinta rodada do Paulistão 2018. A certeza é de um grande público no estádio, já que a equipe mandante aderiu ao Projeto Futebol Sustentável, que disponibilizou 3 mil ingressos para serem trocados por garrafas pet, quantidade que foi rapidamente esgotada.
A equipe araraquarense ainda não venceu nesta edição do estadual: estreou com um empate sem gols com o Red Bull em Campinas, empatou por 1 a 1 com o Ituano na Fonte Luminosa, perdeu para o Corinthians por 2 a 1 de virada no Pacaembu e na última segunda-feira voltou a perder de virada por 2 a 1, dessa vez para o Botafogo de Ribeirão Preto na Fonte Luminosa.
Com os resultados do final de semana, a Locomotiva caiu para a última colocação da classificação geral, com apenas 2 pontos. Pela classificação de grupos, a Locomotiva é lanterna do Grupo C, atrás de Palmeiras (15 pontos), São Bento (8) e Novorizontino (7).
O Linense também começa a se preocupar com a degola. A equipe de Lins estreou com uma derrota em casa por 3 a 0 para o Santos, mas se reabilitou na segunda rodada ao vencer a Ponte Preta por 1 a 0 em Campinas. Na terceira rodada sucumbiu diante do São Caetano por 2 a 0 em Lins e voltou a perder na quarta rodada, dessa vez para o Red Bull pelo placar de 2 a 1 em Campinas. Com 3 pontos, o Linense é lanterna do Grupo A e uma derrota pode colocá-lo na zona de rebaixamento do estadual.
Incógnita na escalação
Durante a semana, o técnico PC de Oliveira comandou os treinamentos sem a presença da imprensa, por isso a escalação é uma incógnita. Quem deve voltar ao time é o zagueiro Elton, que se recuperou de uma lesão na coxa sofrida no jogo contra o Corinthians e deve assumir a vaga de Patrick. O restante da escalação só deve ser divulgado momentos antes da partida.
Na última quinta-feira, em entrevista concedida na Sala de Imprensa da Fonte Luminosa, o treinador admitiu que a equipe ainda não rendeu o esperado, mas espera resolver a situação o mais rápido possível. "Os resultados não foram bons e, face aos resultados ruins, você tem que considerar que as atuações também não foram tão boas, mesmo recebendo alguns elogios da crônica de São Paulo sobre a organização da nossa equipe. Mas sem resultado não adianta a gente mascarar o problema e dizer que está tudo muito bonito, que não está. Não é o que a gente esperava", destacou PC.
O técnico araraquarense aponta o que deve ser feito para que a equipe saia dessa situação turbulenta na competição. "É momento de refletir, analisar, fazer as considerações, entender os processos e principalmente saber deles. Agora é feedback, ou seja, você precisa entender o que essa equipe não está te dando. Estamos buscando isso para que, iniciando essa segunda quadra de jogos, a gente tente resgatar um pouco do nosso principal. A gente sempre soube do nosso tamanho e sempre entendeu que a Ferroviária está reconquistando seu espaço, então o principal nesse momento é fazer com que os jogadores entreguem aquilo que a gente espera deles. Alguns não estão entregando e temos que saber por quê", destacou.
Próximos desafios
Após o compromisso desta segunda-feira em Lins, a Ferroviária terá pela frente o Santos, em jogo marcado para o próximo sábado, 10 de fevereiro, às 16h30, na Fonte Luminosa. Essa será a única partida contra um dos grandes em casa pelo Paulistão. Na rodada seguinte, novamente em Araraquara, a Ferroviária enfrentará o Santo André na quarta-feira, 14, às 19h30.
FICHA TÉCNICA
LINENSE x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins;
Data/Horário: Segunda-feira, 5 de fevereiro, 20h;
Arbitragem: Vinícius Forlan, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Rogério Pablos Zanardo;
LINENSE – Victor Golas; Reginaldo, Leandro Silva, Adalberto e Fernandinho; Marcão Silva, Bileu, Berguinho e Thiago Humberto; Wilson e Ytalo. Técnico: Moacir Júnior;
FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson, Elton, Luan e Daniel Vançan; Ikaro, Bruno Silva, Velicka e Hygor; Misael e Léo Castro. Técnico: PC Oliveira.
JOGOS DA 5ª RODADA
Sexta-feira, 2 de fevereiro
19h15 – São Bento 2 x 2 Santo André
Sábado, 3 de fevereiro
16h30 – Ituano 1 x 1 Ponte Preta
17h – São Paulo 2 x 0 Botafogo
19h – Red Bull Brasil 1 x 1 Bragantino
Domingo, 4 de fevereiro
17h – Palmeiras 2 x 1 Santos
19h30 – Grêmio Novorizontino 0 x 1 Corinthians
19h30 – São Caetano 0 x 2 Mirassol
Segunda-feira, 5 de fevereiro
20h – Linense x Ferroviária
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1 – Corinthians- 12 pontos
2 – Bragantino – 7 pontos
3 – Ituano – 7 pontos
4 – Linense – 3 pontos
Grupo B
1 – São Paulo – 7 pontos
2 – Ponte Preta – 7 pontos
3 – Santo André – 4 pontos
4 – São Caetano – 3 pontos
Grupo C
1 – Palmeiras – 15 pontos
2 – São Bento – 8 pontos
3 – Novorizontino – 7 pontos
4 – Ferroviária – 2 pontos
Grupo D
1 – Santos – 7 pontos
2 – Botafogo – 6 pontos
3 – Red Bull – 6 pontos
4 – Mirassol – 5 pontos
• Zona de classificação para a segunda fase
• Zona de rebaixamento
JOGOS DA FERROVIÁRIA
17 de janeiro – Quarta-feira – 17h
Red Bull Brasil 0 x 0 Ferroviária
20 de janeiro – Sábado – 21h
Ferroviária 1 x 1 Ituano
24 de janeiro – Quarta-feira – 19h30
Corinthians 2 x 1 Ferroviária
29 de janeiro – Segunda-feira – 20h
Ferroviária 1 x 2 Botafogo
5 de fevereiro – Segunda-feira – 20h
Linense x Ferroviária
10 de fevereiro – Sábado – 16h30
Ferroviária x Santos
14 de fevereiro – Quarta-feira – 19h30
Ferroviária x Santo André
17 de fevereiro – Sábado – 19h
São Caetano x Ferroviária
25 de fevereiro – Domingo*
São Paulo x Ferroviária
4 de março – Domingo*
Ferroviária x Mirassol
7 de março – Quarta-feira*
Ferroviária x Bragantino
11 de março – Domingo*
Ponte Preta x Ferroviária
* Datas e horários que serão definidos em breve
CLIQUE AQUI para conferir todos os jogos da primeira fase