A Ferroviária volta a campo neste domingo (10), às 15 horas, na Arena Independência, em Belo Horizonte-MG, para enfrentar o Athletic-MG pelo jogo de volta das semifinal do Campeonato Brasileiro da Série D.
No jogo de ida, realizado na última quarta-feira (6) na Fonte Luminosa, a Locomotiva levou a melhor pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Batista no segundo tempo. Assim, o time araraquarense precisa de um empate para carimbar sua vaga na final. Já o time mineiro precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por dois ou mais gols para se classificar direto.
Transmissão
A Rádio Cultura, com a equipe Os Campeões da Bola, transmite a partida pelo rádio (97,3FM), internet (clique aqui) ou Facebook (clique aqui). Já a Rádio Morada (98,1FM) terá sua transmissão com a equipe Arquibancada 98, que também pode ser acompanhada pelo Facebook (clique aqui) e pelo Youtube (clique aqui). O duelo também terá transmissão em canal aberto pela TV Brasil, retransmitida para Araraquara pela TV Morada do Sol, e canal fechado pelo BandSports, além do site FSports (clique aqui).
Acesso garantido
A Ferroviária entra a campo animada por ter atingido seu principal objetivo da temporada, que foi o acesso à Série C. Além disso, o time vem embalado por uma invencibilidade que já dura oito partidas. “Enquanto tivermos gás, capacidade de ir adiante, nós vamos tentar buscar o título. Mas o funil está se estreitando e estamos diante de uma grande equipe, que é a equipe do Athletic-MG. Temos que aproveitar esse momento, guardar essa vitória para o jogo da volta, mas com os pés no chão, como temos sempre falado. Nos prepararmos muito para chegar até a final e brigar pelo título”, comentou o técnico Alexandre Lopes.
Campanhas
A Ferroviária fez uma primeira fase turbulenta e só conseguiu a classificação na última rodada, graças a uma combinação de resultados. Após a demissão do técnico Elano após sexta rodada e a efetivação de Alexandre Lopes, que até então comandava o time sub-20, a equipe evoluiu e passou a evoluir dentro de campo.
A campanha da Locomotiva na fase de grupos foi de cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com o quarto lugar do Grupo A7. Nas fases de mata-mata, passou por Hercílio Luz-SC (empate por 1 a 1 em Araraquara e empate por 2 a 2 em Tubarão-SC, com vitória nos pênaltis por 4 a 2) e Anápolis-GO (vitória de 1 a 0 em Araraquara e outra vitória de 1 a 0 em Goiânia-GO). Mas a festa do acesso veio nas quartas de final ao eliminar o Sousa-PB.
Já o Athletic Club-MG se classificou com mais tranquilidade na fase inicial, onde somou 29 pontos (nove vitórias, dois empates e três derrotas), na liderança do Grupo A6. Na segunda fase, o time mineiro eliminou o Brasiliense-DF (vitória por 2 a 0 fora e empate sem gols em casa). Nas oitavas de final, passou pelo Camboriu-SC (derrota fora por 1 a 0 e vitória em casa por 2 a 0) e nas quartas de final eliminou o Bahia de Feira-BA (vitória fora por 2 a 0 e derrota em casa por 1 a 0).
Preparação
A Ferroviária realizou sua preparação para o jogo na Toca da Raposa II, o centro de treinamento do Cruzeiro. Alexandre Lopes tem pelo menos dois desfalques para o jogo: o zagueiro João Paulo, no departamento médico, e o meia Rafael Luiz, com uma amidalite. O atacante Vitor Barreto, com desgaste muscular, também é dúvida para o jogo.
FICHA TÉCNICA
ATHLETIC-MG x FERROVIÁRIA
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG;
Data/Horário: Domingo, 10 de setembro, 15h;
Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fabio Pereira e Cipriano da Silva Sousa (todos de Tocantins); VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ);
ATHLETIC-MG – Glauco; Ynaiã, Jemmes, Edson e Vinicius; Rafinha, Patrick Santos e Falcão; Douglas Pelé, Adilson Bahia e Gui Mendes. Técnico: Cícero Júnior;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Alysson Dutra e Chico Bala; Xavier, Pablo e Paulinho Santos; Antônio Gabriel, Pilar e Marcos Nunes. Técnico: Alexandre Lopes.
Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária