A Ferroviária estreia neste domingo, 2 de julho, na edição 2017 da Copa Paulista, e o que seu torcedor verá dentro de campo é uma equipe muito diferente daquela que viu pela última vez em um jogo oficial, quando venceu o Ituano por 3 a 0 e encerrou sua participação no Troféu do Interior.
O comando, no entanto, segue o mesmo, já que o técnico araraquarense PC de Oliveira assumiu a equipe no meio do Paulistão, dentro da zona de rebaixamento, e conseguiu livrar o time do pesadelo da volta à Série A2. O treinador teve agora a oportunidade de iniciar a preparação para a Copa Paulista e comandar a reformulação, visto que a receita financeira que envolve a equipe é bem mais enxuta que aquela utilizada no Paulistão.
Apenas cinco atletas que defenderam a Ferroviária no estadual foram mantidos no grupo: o goleiro Tadeu, os zagueiros Luan, Patrick e Raniele e o lateral Ian.
Se juntaram a eles alguns atletas revelados pelas categorias de base: o goleiro Guilherme, o zagueiro Jordan, os laterais Luís Henrique, Alisson e Alex, o meio-campista Lauro e os atacantes Hygor e Rodolfo.
A diretoria reforçou o plantel com algumas jovens promessas: o goleiro Gustavo Fraga (ex-Atibaia), os laterais Arthur (ex-Tubarão-SC) e Daniel Vançam (ex-Gil Vicente de Portugal), os volantes Ícaro (ex-Atlético-GO), Elton (vindo do futebol romeno), Odaílson (ex-Desportivo Brasil), Rafinha (emprestado pelo Noroeste), Elvis (ex-Boa Esporte), Willian Favoni (ex-Veranópolis) e Danilo Sacramento (que estava no Barretos e conquistou o acesso com a Ferroviária em 2015). Além deles, foram contratados os atacantes Mateus Vinícius (ex-Fortaleza), Maurício (ex-PSTC), Felipe Ferreira (ex-Atlético-GO), Léo Castro (artilheiro da Série A3 de 2017 pelo Nacional), Renato Kayser (ex-Vasco) e Maycon (ex-Ceilândia).
"A equipe é muito jovem e a prioridade da Ferroviária nesse momento é contar com jogadores jovens e comprometidos com o projeto que visa ter uma equipe competitiva na Copa Paulista, tentar vencer a competição, mas principalmente começar a construir uma equipe para o Campeonato Paulista do ano que vem. O mais importante para nós é a forma como isso está sendo conduzido. Estamos vendo a evolução no dia-a-dia, discutindo com os atletas para encontrar o melhor rendimento de todos, de maneira que eles se sintam confortáveis dentro do modelo que também está sendo construído em parceria com eles”, explicou o técnico PC de Oliveira.