Com o intuito de se manter na zona de classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, a Ferroviária já está no Paraná, onde enfrenta neste sábado (18) o Maringá pela terceira rodada da competição nacional. O jogo está marcado para as 17 horas no Estádio Willie Davids, em Maringá-PR.
A vitória é de extrema importância para os dois times. A equipe paranaense empatou seus dois compromissos até agora e pode se distanciar da vaga caso não obtenha os três pontos. Já a Ferroviária acumula uma vitória em casa sobre o Joinville-SC por 1 a 0 e uma derrota para o Avenida-RS pelo mesmo placar no Rio Grande do Sul.
Assim, o Avenida lidera o Grupo A17 da Série D com 4 pontos, seguido de Ferroviária com 3, Maringá com 2 e Joinville com 1. Avançarão à segunda fase os líderes de cada um dos 17 grupos, além dos 15 melhores segundos colocados.
Em busca da evolução
Apesar de ter quase uma semana entre um jogo e outro da Série D, o técnico Vinícius Munhoz é obrigado a fazer um equilíbrio entre o aprimoramento da parte tática e a recuperação física dos atletas, já que a competição apresenta grandes distâncias entre os locais das partidas.
Após chegar do Rio Grande do Sul, o time teve alguns dias para se recuperar e já seguiu viagem de ônibus para o Paraná na última quinta-feira. Apesar disso, o treinador vê uma boa margem para a evolução. "Estamos em um processo acelerado de aquisição da nossa ideia de jogo. Tivemos uma oscilação do primeiro para o segundo tempo. Acho que isso é normal pelo processo que estamos vivendo, mas vejo os jogadores muito empenhados e já vemos evolução do Joinville para o Avenida. A competição é difícil e curta, mas acredito que vamos seguir melhorando", assegurou o treinador, que não revelou se fará mudanças na escalação.
Maringá com mudanças
O Maringá terá mudanças para enfrentar a Ferroviária neste sábado. O técnico Sandro Forner não poderá contar com o zagueiro Alex Fraga, que segue em tratamento de uma lesão no púbis, e o volante Léo Bartholo, que sofreu uma torção no joelho e no tornozelo na partida diante do Joinville. Por outro lado, o meia Rogerinho se recuperou de uma contratura muscular na coxa e fica à disposição do treinador.
Próximos compromissos
Após a partida deste sábado, a Ferroviária fará dois jogos seguidos diante de sua torcida na Fonte Luminosa. O primeiro será justamente contra o Maringá em jogo marcado para o dia 25 de maio, sábado, às 18 horas. Na rodada seguinte, também em Araraquara, o adversário será o avenida no dia 1º de junho, sábado, também às 18 horas. A primeira fase será encerrada no dia 9 de junho, um domingo, às 18 horas, quando a Ferroviária visitará o Joinville em Santa Catarina.
FICHA TÉCNICA
MARINGÁ x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá-PR;
Data/Horário: Sábado, 18 de maio, 17h;
Arbitragem: Christiano Gayo Nascimento-DF, auxiliado por Marconi de Souza Gonçalo-DF e Renato Gomes Tolentino-DF;
MARINGÁ – Willian Simões, Marcelo, Marcos Arthur e João Carlos; Jean Neves, Everton e Rogerinho; Welton, Orobó e André Lima. Técnico: Sandro Forner;
FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Alisson, Luis Gustavo, Luis Felipe e Arthur; Daniel, Rodrigo Celeste e Raphael Luz; Jorge Eduardo, Léo Castro e Dede Costa. Técnico: Vinicius Munhoz.
TABELA DA PRIMEIRA FASE
4 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária 1 x 0 Joinville-SC
12 de maio, domingo, 16h – Santa Cruz do Sul-RS
Avenida-RS 1 x 0 Ferroviária
18 de maio, sábado, 17h – Maringá-PR
Maringá-PR x Ferroviária
25 de maio, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Maringá-PR
1º de junho, sábado, 18h – Araraquara
Ferroviária x Avenida-RS
9 de junho, domingo, 18h – Joinville-SC
Joinville-SC x Ferroviária
CLASSIFICAÇÃO – GRUPO A17
1º) Avenida-RS – 4 pontos (1V / 1SG)
2º) Ferroviária – 3 pontos (1V / 0SG)
3º) Maringá-PR – 2 pontos (0V / 0SG)
4º) Joinville-SC – 1 ponto (0V / -1SG)