Em seu primeiro jogo-treino visando a disputa do Paulistão 2016, a Ferroviária foi derrotada pelo Operário Ferroviário de Ponta Grossa pelo placar de 3 a 0 na tarde deste domingo, dia 20, no Estádio Germano Krüger, casa do adversário.
O Operário, que é o atual campeão da elite do Campeonato Paranaense, tem como técnico Antônio Picoli, que comandou a Ferroviária em 2014. Já a Locomotiva, que está em processo de montagem do elenco, foi a campo pela primeira vez sob o comando do técnico português Sérgio Vieira, que é o responsável pela pré-temporada no CT do Caju, centro de treinamento do Atlético-PR, em Curitiba.
O Operário dominou as ações no primeiro tempo e abriu o placar aos 19 minutos, com Souza, que concluiu após jogada de bola parada. A Ferroviária criou oportunidades, mas não conseguiu finalizar. Na segunda etapa, logo aos 2 minutos, o time da casa marcou o segundo com Wallacer, em cobrança de pênalti. A equipe araraquarense também teve uma oportunidade em penalidade máxima, mas o goleiro Juninho defendeu a cobrança de Caíque. O time paranaense ainda aumentou o placar com Lucas Batatinha e garantiu a vitória.
A Ferroviária do técnico Sérgio Vieira foi escalada com Alexandre Cajuru (Hugo); Milton Júnior, Luan (Wanderson), Marcão (Patrick) e Luiz Paulo; Renan, Roberto (Paulinho), Fernando Gabriel e Tiago Marques; Caíque e Elvis (Rafinha).
A Locomotiva treinará até a próxima quarta-feira, dia 23, e depois disso liberará seus atletas para as festas de fim de ano. Eles retornarão a Curitiba no dia 1º de janeiro, quando será retomada a preparação para a disputa do estadual. A Ferroviária tem sua estreia marcada para o dia 31 de janeiro, contra o Água Santa em Diadema. O time araraquarense integra o Grupo C ao lado de São Paulo, XV de Piracicaba, Audax, Capivariano.