Diante de um público de 11 mil torcedores, a Ferroviária perdeu para o São Paulo por 2 a 1 em jogo realizado na noite desta quinta-feira (19) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, pela segunda rodada do Paulistão 2023. A Locomotiva saiu na frente com gol de Heitor nos primeiros minutos de jogo, mas o Tricolor chegou à virada no segundo tempo com gols de David e Galoppo.
Com o resultado, a Ferroviária segue em terceiro lugar do Grupo B, com 3 pontos e 1 gol de saldo, atrás de São Bento (4 pontos) e Corinthians (3 pontos e 2 gols de saldo). O Ituano completa a chave com 2 pontos. Já o São Paulo assumiu a liderança do Grupo A com 4 pontos, à frente de Guarani (3), Mirassol (0) e Água Santa (0). Vale lembrar que os dois primeiros colocados de cada chave avançarão à fase de quartas de final.
O jogo desta quinta foi o primeiro de dois compromissos que a Ferroviária tem em casa nesta semana pelo Paulistão. O time voltará a campo neste domingo (22), às 20h30, para encarar o Santo André na Fonte Luminosa, com transmissão ao vivo pelo canal Premiere e pela plataforma Paulistão Play.
O jogo
A Ferroviária abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo. Em cobrança de falta pelo lado direito, Rafael Costa cruzou na área, a defesa sãopaulina afastou mal e o lateral Heitor pegou a sobra fora da área para acertar uma bomba no canto esquerdo do goleiro Rafael: 1 a 0!
O primeiro lance de perigo do São Paulo saiu dos pés de Wellington Rato, com um chute de longe que passou rente à trave direita de Saulo aos 11 minutos. Aos 19, Igor Vinícius cobrou falta no canto esquerdo de Saulo, que fez boa defesa. Aos 32, o Tricolor levou muito perigo com Wellington Rato, que pegou uma sobra no lado esquerdo da área para arriscar um chute de primeira que passou muito perto da trave direita de Saulo.
O segundo tempo começou com um chute de fora da área de Welington, que parou em outra boa intervenção de Saulo em seu canto direito.
As aos 4, o São Paulo igualou o placar. Após boa jogada pelo lado direito, Igor Vinícius cruzou na segunda trave para David, que cabeceou no canto direito de Saulo. Léo Santos ainda tentou tirar, mas não evitou o gol: 1 a 1.
Aos 6, Wellington Rato bateu de fora da área, a bola desviou no caminho e obrigou Saulo a se esticar para tirar a bola de seu ângulo direito. Aos 19, Pablo Maia fez falta violenta, levou seu segundo cartão amarelo e consequentemente o vermelho, deixando o São Paulo com um jogador a menos.
Aos 29, o São Paulo ficou muito perto de virar quando Nestor acionou Calleri, que partiu em velocidade sozinho, sem marcação, mas perdeu a tempo da bola e foi desarmado por Saulo. Aos 35, foi a vez de Pedrinho exigir outra boa defesa de Saulo em seu canto direito. Aos 40, foi a vez da Ferroviária assustar com Jhon Kennedy, que saiu de frente com Rafael, mas parou na saída do goleiro.
Mas o São Paulo virou o marcador aos 42. Pedrinho fez boa jogada individual pelo lado direito e cruzou para Calleri cabecear, mas foi Galoppo quem completou para a rede de Saulo: 2 a 1.
A Ferroviária insistiu no final e quase empatou aos 49, quando Jhon Kennedy driblou toda a defesa do São Paulo e a bola sobrou para Tito, que finalizou para fora. Fim de jogo e vitória do São Paulo em Araraquara.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1 x 2 SÃO PAULO
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quinta-feira, 19 de janeiro, 19h30;
Público: 11.372 pagantes
Renda: R$ 720.420
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Diego Morelli de Oliveira; Vinícius Furlan (VAR);
Cartões amarelos: Alisson Cassiano, Ronaldo Alves, Vinícius Munhoz e Pablo Gabriel (Ferroviária); Pablo Maia (São Paulo);
Cartão vermelho: Pablo Maia (São Paulo);
Gols: Heitor (4′ do 1T) para a Ferroviária; David (41 do 2T) e Galoppo (42′ do 2T) para o São Paulo;
FERROVIÁRIA – Saulo; Heitor (Bernardo), Alisson Cassiano (Augusto), Léo Santos e Sanchez (Ronaldo Alves); Pablo Gabriel, Rafael Costa (Matheus Lucas) e Álvaro (Thomaz); John Kennedy, Ytalo e Tito. Técnico: Vinícius Munhoz.
SÃO PAULO – Rafael; Igor Vinícius (Raphinha), Alan Franco, Ferraresi e Welington; Méndez (Luan), Pablo Maia e Luciano (Rodrigo Nestor); Wellington Rato (Galoppo), David (Pedrinho) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Fotos: Jonatan Dutra/Ferroviária
JOGOS DA FERROVIÁRIA NO PAULISTÃO 2023
Rodada 1
ÁGUA SANTA 1 x 3 FERROVIÁRIA
15 de janeiro – Domingo – 11h
Estádio Distrital do Inamar – Diadema
Rodada 2
FERROVIÁRIA 1 x 2 SÃO PAULO
19 de janeiro – Quinta-feira – 19h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Rodada 3
FERROVIÁRIA x SANTO ANDRÉ
22 de janeiro – Domingo – 20h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 4
RED BULL BRAGANTINO x FERROVIÁRIA
25 de janeiro – Quarta-feira – 19h
Estádio Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 5
SANTOS x FERROVIÁRIA
28 de janeiro – Sábado – 18h30
Vila Belmiro – Santos
Transmissão: TNT, HBO Max
Rodada 6
FERROVIÁRIA x SÃO BERNARDO
4 de fevereiro – Sábado – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 7
MIRASSOL x FERROVIÁRIA
7 de fevereiro – Terça-feira – 19h30
Estádio José Maria de Campos Maia – Mirassol
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 8
FERROVIÁRIA x BOTAFOGO
11 de fevereiro – Sábado – 18h30
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 9
PORTUGUESA x FERROVIÁRIA
15 de fevereiro – Quarta-feira – 20h30
Canindé – São Paulo
Transmissão: Paulistão Play, Premiere, TNT, HBO Max
Rodada 10
FERROVIÁRIA x GUARANI
18 de fevereiro – Sábado – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Transmissão: Paulistão Play, Premiere
Rodada 11
PALMEIRAS x FERROVIÁRIA
26 de fevereiro – Domingo – 18h30
Allianz Parque – São Paulo
Transmissão: TNT, HBO Max
Rodada 12
FERROVIÁRIA x INTER DE LIMEIRA
5 de março – Domingo – 16h
Fonte Luminosa – Araraquara
Paulistão Play, Premiere