Com o futebol brasileiro suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus, a Ferroviária aproveita o período sem jogos para planejar seu calendário para o resto do ano, embora esse mesmo calendário só poderá ser definido após a fase de isolamento social.
O diretor executivo da Ferroviária, Pedro Martins, concedeu entrevista aos Campeões da Bola, a quem falou sobre como tem lidado com as negociações para manter os atletas visando o Campeonato Brasileiro da Série D. Os atletas têm realizado seus treinamentos em suas casas com a orientação dos profissionais do clube.
"Pela primeira vez temos um cenário dentro da Ferroviária que nos permite mais flexibilidade para dialogar com os atletas. A gente vem conversando com muitos deles para a permanência. E aí não é só a questão financeira, mas o projeto desportivo. A Ferroviária vem este ano com um elenco extremamente competitivo para subir. E temos que olhar para a competição também, já que pela primeira vez vamos ter uma Série D mais longa, caso não mude. E uma competição mais longa acaba privilegiando as equipes com mais estrutura, mais condições de investimento e capacidade para suportar esses jogos. Então a gente vem olhando tanto para dentro quanto para fora, para que a Ferroviária tenha uma equipe extremamente competitiva", explicou.
Segundo ele, o intuito é criar um cenário de segundo semestre diferente daquele visto nos últimos anos, quando a Ferroviária desmancha a equipe do Paulistão antes de disputar a competição nacional.
"Quem acompanha a história da Ferroviária sabe que o segundo semestre é sempre muito difícil e complicado, tendo o clube muitas vezes depender de idas a banco, antecipações de Campeonato Paulista ou até mesmo negociações de atletas quando podemos esperar um pouco. Se compararmos a Ferroviária do ano passado com a atual, provavelmente o Claudinho já teria sido vendido para o clube, que iria precisar fazer sua folha salarial. Essa é a mudança de cenário e a novidade com relação a este ano", completou Martins.
Vale lembrar que o Paulistão foi paralisado após o encerramento de sua 10ª rodada. Faltando suas rodadas da primeira fase, a Ferroviária ocupa a quarta colocação do Grupo D com 11 pontos, atrás de Red Bull Bragantino (17), Guarani (16) e Corinthians (11, com um gol a mais de saldo). Na classificação geral, que definirá os dois rebaixados do estaual, a equipe araraquarense ocupa a 11ª posição, com cinco times abaixo. Na Copa do Brasil, o time grená participa pela primeira vez da terceira fase, onde realizou o jogo de ida em casa contra o América-MG e empatou por 0 a 0. Na Série D, a Locomotiva integra o Grupo A7 ao lado de Bangu-RJ, Cabofriense-RJ, Portuguesa-RJ, Cascavel-PR, Nacional-PR, Toledo-PR e Mirassol-SP.