InícioEsporteFerroviária realiza testes para prevenção de lesões

Ferroviária realiza testes para prevenção de lesões

Avaliações visam diminuir os riscos de lesões e melhorar a postura dos atletas

Durante a última semana, a Ferroviária realizou testes funcionais para avaliar os movimentos de coordenação dos jogadores. As avaliações visam diminuir os riscos de lesões e melhorar a postura dos atletas.

Através do departamento de fisioterapia do clube, os jogadores foram submetidos a uma triagem funcional, que inclui exercícios com padrões de movimentos básicos. “Em cima dos exercícios, são avaliados os movimentos de coordenação e de assimetria. Isso ajuda o atleta a ter uma visão sobre a parte corporal dele. Esses movimentos podem interferir no desenvolvimento do atleta em jogo e ocasionar lesões. O movimento errado numa corrida, num passe, numa inversão de bola, por exemplo, o atleta pode acabar se lesionando”, explicou o fisioterapeuta da AFE, João Paulo Procópio de Oliveira.

Como funciona

A avaliação é feita em forma de pontuação e classificação, e documenta padrões de movimentos fundamentais para o bom funcionamento corporal. Pela avaliação desses padrões, os resultados prontamente identificam limitações funcionais e assimetrias. Estas são questões que podem reduzir os efeitos do treinamento funcional e condicionamento físico, distorcendo a consciência corporal.

O sistema gera uma pontuação dentro desses padrões funcionais de movimento, o qual é utilizado para mapear os problemas e controlar o progresso. Este sistema de pontuação está diretamente ligado aos exercícios corretivos mais indicados para restaurar os padrões de movimento.

O profissional monitora a pontuação do sistema funcional para acompanhar o progresso e identificar os exercícios que serão mais eficazes para restaurar a circulação adequada e construir a força em cada indivíduo.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas