Em decisão divulgada na noite desta quinta-feira (28), a Ferroviária foi anunciada como a vencedora do prêmio de melhor departamento de futebol feminino do Brasil no ano de 2019. A premiação é promovida pela Conferência Nacional de Futebol, a Conafut. Com 60% dos votos, a Ferroviária superou os projetos de Corinthians e Internacional de Porto Alegre.
A coordenadora de Futebol Feminino da Ferroviária, Carol Melo, comemorou a premiação. "Foi com muita felicidade que eu recebi esse prêmio virtualmente porque a Conafut não pôde fazer o evento presencial, mas isso não diminui a importância do evento e o reconhecimento. Premia o esforço que o clube faz no dia a dia para fazer o futebol feminino e para fazer direito. Essa conquista é muito importante, principalmente quando olhamos para quem estava competindo, que são times grandes, de tradição, principalmente no futebol masculino, e essa premiação mostra o esforço que a Ferroviária faz para ser referência no cenário nacional", explicou.
"A Ferroviária faz porque quer fazer bem feito e as melhorias acontecem de forma natural. A Ferroviária foi uma das primeiras equipes a profissionalizar o futebol feminino, é um dos poucos clubes que têm o departamento médico integrado, departamento de marketing que faz todo esse esforço e o administrativo que sempre está muito próximo. Eu acho que esse esforço coletivo é a grande diferença e isso passa para a equipe, que se sente muito abraçada pelo público", acrescenta Carol.
Vale destacar que, no ano passado, as Guerreiras Grenás chegaram à semifinal do Campeonato Paulista, conquistaram o inédito bicampeonato do Brasileirão Feminino e foram vice-campeãs da Libertadores, além de contar com boas campanhas nos Brasileiros Sub-14 e Sub-16 e no Paulista Sub-17.
A eleição foi feita a partir de três candidatos indicados pelo Conselho da Conafut, mais Júri Técnico, Júri Business e foi dividido da seguinte forma: 70% de poder de voto são destinados aos júris dos especialistas, 20% de poder de voto para os participantes Conafut e 10% de poder de voto para o júri popular, que foi aberto ao público no site oficial da entidade.