InícioEsporteFerroviária recebe Selo de Clube Formador

Ferroviária recebe Selo de Clube Formador

Entre os 662 times de futebol do Brasil, apenas 39 possuem o título

Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (19) no Auditório da Uniara, a Ferroviária foi condecorada com o Selo de Clube Formador, um título concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) às equipes que servem de modelo como Centro de Excelência na Formação de Atletas. Apenas 39 entre os 662 times profissionais de futebol do Brasil possuem esse selo, título obtido por apenas 14 dos 192 times filiados à Federação Paulista de Futebol (FPF).

O certificado foi entregue pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, ao presidente da Ferroviária S/A, Carlos Salmazo, que fez questão de dividir a honra com o prefeito Edinho Silva. Os outros componentes da mesa diretiva do evento foram Jeferson Yashuda (presidente da Câmara Municipal de Araraquara), Dr. Luís Roberto de Moura Neves (vice-presidente da Ferroviária e diretor financeiro da Unimed Araraquara), Mauro Silva (ex-jogador da Seleção Brasileira e chefe do Departamento de Integração com Atletas da FPF), Coronel Isidro Suita Martinez (vice-Presidente do Departamento de Infraestrutura de Estádios da FPF) e Fernando Rugno (representante da Uniara).

O auditório recebeu ainda as comissões técnicas das equipes masculina, feminina e categorias de base da Ferroviária, além de atletas, jornalistas e torcedores.

O presidente Carlos Salmazo falou sobre a importância do selo. "É com muito orgulho e satisfação que a Ferroviária S/A promove este evento, que é uma virada de página importante de nossa história. O recebimento do Certificado de Clube Formador é de extrema importância para nós, para essa agremiação", discursou Salmazo, que agradeceu aos profissionais envolvidos com a base e destacou que nove atletas que disputaram a Copa Paulista de 2016 foram formados pelas categorias de base da Ferroviária, assim como seis atletas que disputaram o Paulistão 2017, dez que participaram do Torneio do Interior de 2017 e dez que integram o atual elenco na Copa Paulista 2017.

Reinaldo Carneiro Bastos também valorizou a conquista do time araraquarense. "Parabéns ao presidente Salmazo, à Ferroviária, à cidade de Araraquara e ao projeto que vocês têm desenvolvido. Eu tenho dito e cobrado que a estrutura que a Ferroviária possui merece ter e pode ter um calendário nacional. Obrigado pelo convite, gosto de estar aqui e gosto da forma como se faz futebol em Araraquara", afirmou o presidente da entidade que comanda a modalidade no estado.

Em seu discurso, o prefeito Edinho Silva destacou a importância de estruturar as categorias de base e elogiou a iniciativa da FPF de promover uma mudança no regulamento que fará com que os times apostem mais nos jovens talentos. Para o Paulistão do ano que vem, ao invés de 28 atletas inscritos, os times poderão ter apenas 25, podendo utilizar quantos atletas da base quiser, desde que esses estejam há pelo menos dois anos no clube. 

"Para o clube receber um reconhecimento como esse, existe uma longa jornada. Uma jornada de vistoria, de acompanhamento, de checagem, ou seja, para a Ferroviária obter esse certificado, muita coisa foi feita. Não é pouca coisa, é muita coisa e um esforço imenso de todos os funcionários da Ferroviária e da direção. É preciso dar conta das exigências da Federação Paulista e da CBF, que são pesadas, mas também do Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem uma lei federal que impõe uma série de medidas e a Ferroviária teve que dar conta. Isso significa que a Ferroviária vive um momento ímpar da sua profissionalização, do esforço de modernização da sua gestão e um esforço de melhoria de sua estrutura, mesmo com todas as dificuldades que um clube do interior vive", explicou o prefeito.

 

Selo de Clube Formador

O Selo de Clube Formador, que possui validade de um ano, garante à Ferroviária o direito de indenização quando um atleta entre 14 e 16 anos se transferir para outra equipe. Uma das principais formas de proteção que os clubes brasileiros têm para segurar seus talentos é o certificado de formador, regulamentado pela CBF em 2012. Quem possui este selo, além de receber porcentagens em futuras negociações de seus ex-jogadores, tem a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só pode sair mediante indenização. É algo que faz parte da realidade dos principais clubes do Brasil, mas que atualmente apenas alguns deles possuem. 

Para obter o certificado, o clube tem que atender uma série de exigências, como por exemplo, comprovar a participação em competições oficiais, fornecer, detalhadamente programações de treino, além de proporcionar assistência aos atletas, tanto médica, quanto educacional. A agremiação que cumpre todos os requisitos é enquadrada na categoria A, cuja validade é de dois anos. Quando parte das exigências são cumpridas, o time recebe o certificado da categoria B, este, recebido pela Ferroviária. Nesse caso, o documento vale por um ano.

 

Confira abaixo as fotos da cerimônia

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas