InícioNotíciasGeralFerroviária tentará ampliar supremacia paulista na Libertadores Feminina

Ferroviária tentará ampliar supremacia paulista na Libertadores Feminina

Realizada desde 2009, apenas uma edição do torneio não teve uma equipe paulista campeã

A oitava edição da Copa Libertadores de Futebol Feminino começa nesta terça-feira (06), no Uruguai. Representante paulista na competição, a Ferroviária vai em busca do bicampeonato e tenta ampliar a supremacia do futebol de São Paulo no torneio. Desde 2009, quando o campeonato passou a ser disputado, a única edição que não teve uma equipe do Estado campeã foi a de 2012, quando o Colo Colo, do Chile, levantou a taça.

As pioneiras

O Santos foi o primeiro clube a conquistar a Libertadores Feminina, em 2009. Então comandada por Kleiton Lima, a equipe tinha em seu elenco nomes como Aline Pellegrino, Maurine, Marta e Cristiane, e venceu as seis partidas disputadas ao longo da competição. O título veio na Vila Belmiro, em Santos, após vitória por 9 a 0 sobre o Universidad Autonoma, do Paraguai.

A segunda conquista veio logo no ano seguinte. Em 2010, as Sereias da Vila foram novamente comandadas por Kleiton Lima. Desta vez sem Marta, o Santos repetiu a boa campanha do ano anterior, e novamente venceu os seis jogos disputados até a decisão. A confirmação do título veio na Arena Barueri, em Barueri, após triunfo por 1 a 0, com gol de Maurine, sobre o Everton, do Chile.

Três vezes campeãs

No ano seguinte, o São José interrompeu a sequência do Santos, mas manteve o título da Libertadores com o futebol paulista. O técnico Márcio Oliveira comandou a equipe na campanha que teve quatro vitórias e um empate. Após deixar o Santos pelo caminho nas semifinais, as joseenses soltaram o grito de campeão após vencer o Colo Colo, do Chile, por 1 a 0. A conquista aconteceu diante da torcida, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.

Em 2013, veio a segunda conquista da competição continental, novamente em solo brasileiro, desta vez em Foz do Iguaçu. Na campanha desta edição, foram quatro vitórias e um empate. A equipe chegou à decisão após eliminar o Colo Colo, nos pênaltis, nas semifinais, e em seguida superou o Formas Íntimas, da Colômbia, por 3 a 1 para levantar a taça.

Mas foi em 2014 que a equipe se consolidou como a maior campeã do torneio. Após cinco vitórias em cinco jogos disputados, o feito foi conquistado mais uma vez com o apoio do torcedor, em São José dos Campos. Na decisão, o time da casa goleou o Caracas, da Venezuela, por 5 a 1.

O elenco que faturou mais um título da Libertadores para o São José tinha atletas de seleção brasileira, como a lateral Poliana e a meia-atacante Andressa Alves, além da meio-campista Formiga, que foi peça fundamental nos três títulos conquistados para o clube.

Fora do Brasil

A Ferroviária foi a primeira equipe brasileira que faturou o título da Libertadores longe de território nacional: a edição de 2015 foi disputada na Colômbia, com o técnico Leonardo Mendes no comando. Até o título inédito para o time de Araraquara, o grupo empatou uma vez e conquistou quatro vitórias, uma delas, na semifinal, sobre o São José, atual campeão do torneio. Na decisão, um triunfo por 3 a 1 sobre o Colo Colo garantiu o feito inédito para a equipe.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas